A dor da cólica > Aliviando a dor

Se você tomou todas as precauções para que seu bebê não tenha cólica e ainda sim a dor teimou em aparecer, mantenha a calma! “A família precisa controlar a ansiedade e aceitar que as cólicas são uma fase da criança”, diz Águeda. E ela aconselha: “Tenha paciência, coloque o bebê no colo e converse com ele. Muitas vezes, eles acalmam apenas com carinho e atenção”.

Além da tranqüilidade e do diálogo, o calor é um forte aliado. “Pode-se aquecer a barriguinha do bebê com compressas de fraldas mornas ou com bolsa de aguá quente”, garante a pediatra Ana Cláudia. E Águeda completa: “Banho morno e chás de camomila e erva cidreira dão bons resultados”. A mãe deve tomar uma xícara de chá, duas vezes ao dia.

A shantala é muito usada na prevenção da cólica, já que ela relaxa o bebê, retirando toda aquela ansiedade. Os movimentos feitos pela mãe na barriga da criança também acabam por liberar os gases do intestino

Colocar o neném de bruços, fazer massagens na barriguinha – em movimentos circulares (no sentido horário) e de vai e vem nas pernas, simulando pedaladas – são outras opções. O importante é ter em mente que cada caso é um caso. “É preciso ir experimentando. E nessa brincadeira, quando a mãe percebe, já chegou no terceiro mês e as cólicas acabaram”, afirma Águeda. Por isso, descubra o que é melhor para o seu bebê!

Shantala

A shantala – técnica indiana milenar – tem mostrado resultados positivos quando o assunto é cólica. Fácil de fazer, pode ser usada sempre que seu bebê sentir desconfortos intestinais. “A shantala é muito usada na prevenção da cólica, já que ela relaxa o bebê, retirando toda aquela ansiedade. Os movimentos feitos pela mãe na barriga da criança também acabam por liberar os gases do intestino”, afirma a fisioterapeuta e especialista na técnica, Cristina Balzano.

Como fazê-la? Para começar, escolha um ambiente tranqüilo e confortável. “O bebê, sem roupa, deve ser deitado sobre as pernas da mãe. Com um óleo vegetal, ela massageia a barriguinha, das costelas à virilha, passando bem pelo abdômen e fazendo uma certa pressão sobre a região. Comece com três repetições, que podem chegar a dez” ensina Cristina. Como uma medida de prevenção, o ideal é que a técnica seja feita diariamente pela manhã.

Assista ao vídeo sobra a shantala.

Em casos mais extremos de dor, alguns remédios à base de dimeticona podem ser administrados sob orientação médica. Eles quebram a superfície dos gases, ajudando a eliminá-los e aliviando a pressão e a dor. Já os antiespasmódicos, segundo Águeda, não devem ser usados.

TESTE: QUE TIPO DE MÃE VOCÊ É?

Leia também:

O perigo do refluxo – Alguns cuidados ajudam a evitar o problema, muito comum em bebês.

– Amamente com estilo – Moda para lactante existe, sim! Garimpamos modelos superfashion.

– Babyoga – Ótimo estímulo psicomotor, alivia cólicas e melhora a digestão do bebê.