Acupuntura ajuda de jeitos inimagináveis na gravidez: sono, parto e mais

A tradicional medicina chinesa acredita que muitas vezes as emoções são responsáveis por sintomas físicos no corpo. É por isso que terapias como a acupuntura são eficazes para combater sinais típicos da gravidez, como indisposição, insônia, náuseas, vômitos, inchaço e até mesmo depressão.

A mulher pode começar a fazer acupuntura nos primeiros meses de gestação e também no período pós-parto, já que o tratamento alternativo também estimula a produção de leite.

Acupuntura na gravidez

ShutterStock

Os benefícios dessa terapia milenar costumam ser observados nas primeiras sessões. Para a médica acupunturista Dra. Leila Ogata Ogusco, este tratamento pode ser iniciado até mesmo antes da mulher engravidar. Isso porque a acupuntura tonifica os órgãos, ativa energias e equilibra o organismo como um todo, fazendo com que a gestante fique mais tranquila e saudável durante os nove meses.

Feita de maneira correta, a acupuntura não tem contraindicação e não afeta o desenvolvimento do bebê. Pelo contrário: traz vantagens durante toda a gravidez e o pós-parto. Segundo pesquisa realizada pela Universidade de Stanford, 70% das mulheres conseguem responder bem a tratamentos de acupuntura durante a gravidez, especialmente em casos de sintomas depressivos.

Mas é preciso buscar um especialista credenciado antes de iniciar o tratamento: quando aplicada em um lugar errado, a agulha pode iniciar contrações uterinas – o que pode levar a um trabalho de parto precoce.

Benefícios da acupuntura na gravidez

Confira 5 benefícios deste tratamento milenar na gestação:

1. Enjoos: a acupuntura consegue diminuir enjoos e náuseas comuns aos primeiros meses de gravidez. Também combate a falta de disposição e outros sintomas como vômitos e excesso de salivação. É uma alternativa para mulheres não querem tomar ou que não respondem bem às medicações para estes sintomas.

2. Insônia e ansiedade: o uso das agulhas também ajuda a futura mãe a relaxar, melhorando quadros de estresse e ansiedade assim como a qualidade do sono.

3. Dores: a acupuntura ameniza dores bem características das gestantes, como nas pernas e na lombar. O crescimento do bebê altera a postura e o eixo de equilíbrio e, por isso, a terapia estimula pontos que relaxam a musculatura e aliviam a sensação de peso.

4. Inchaços: a estimulação correta de certos pontos do corpo consegue corrigir alguns bloqueios sanguíneos, incentivando a boa circulação. Por isso, a técnica consegue combater inchaços característicos da gravidez, que tendem a surgir especialmente nos últimos meses.

5. Parto: os efeitos da acupuntura podem ser notados na região pélvica, que fica mais estimulada para a realização do parto normal.

Acupuntura ajuda a engravidar