Acupuntura aumenta as chances de fertilização

Melina Cabral

Do Bolsa de Bebê

A realização da maternidade e a primeira gravidez são sonhos de muitos casais. Porém, algumas mulheres têm dificuldade em engravidar devido a  problemas físicos ou emocionais.

Há médicos que encaminham a mulher para a Fertilização In Vitro (FIV), conhecida como técnica do “bebê de proveta”, método em que o óvulo da mulher é fertilizado em laboratório e em seguida, implantado no útero. A indicação desse tratamento é feita principalmente para mulheres que não conseguiram resultados positivos com técnicas simples. As chances de engravidar e de ter um bebê através dessa técnica podem ser maiores se associadas à acupuntura.

Um estudo, publicado em 2002 por um médico alemão, apontou um alto índice de eficácia: 42% das mulheres que fizeram Fertilização In Vitro associada à acupuntura obtiveram resultados positivos, contra 26% das pacientes que optaram somente pelo método FIV.

Para saber mais sobre o tema, conversamos com o acupunturista Sílvio Andrade, Licenciado e membro da Associação Britânica de Acupuntura:

Como a acupuntura pode aumentar as chances de fertilização?

A função principal é rebalancear a energia que circula no nosso organismo. Em alguns casos, os problemas de fertilidade podem ser causados por bloqueios nesse circuito, o que acaba afetando o volume de energia que chega aos órgãos reprodutivos. Também ajuda no combate ao estresse, outro grande causador de problemas reprodutivos.

A mulher precisa associar a acupuntura à fertilização in vitro para obter resultado?

Não, mas ajuda. Eu sempre recomendo às minhas pacientes que planejam fertilização in vitro que comecem a acupuntura antes do tratamento, para dar ao corpo a energia. Daí a gente organiza as sessões de acordo com o protocolo usado no FIV. Eu geralmente recomendo uma sessão no dia anterior à coleta e outra um dia depois da transferência. Se houver desconforto, dores ou outros sintomas entre esses procedimentos, fazemos uma sessão de emergência. Durante a realização do tratamento, mantemos uma regularidade de 1 ou 2 tratamentos semanais, dependendo de cada pessoa.

A eficácia da acupuntura para fertilização é comprovada cientificamente?

Não há estudos satisfatórios nessa área. Sabe-se por experiência que a acupuntura ajuda no processo. O fato é que a acupuntura, por ser tão distinta da chamada medicina ocidental, não se encaixa nos padrões ocidentais de pesquisa. Na acupuntura usamos a energia do paciente, algo ainda não medido pelos aparelhos que possuímos.

Eu tenho bons resultados com minhas pacientes há mais de 10 anos. Uma delas, depois de 4 tentativas usando o FIV e 3 anos de desapontamentos, resolveu me visitar. Após 3 meses de tratamentos, decidiu tirar férias do trabalho por um mês e então começar o processo novamente. Antes de iniciar novos testes para o FIV, descobriu que estava grávida naturalmente. Outra, depois de 5 tentativas, resolveu acoplar a acupuntura junto com a sexta tentativa. Deu certo, teve gêmeos. Continuou com tratamento regulares durante e depois da gravidez. Dois anos mais tarde anunciou que estava grávida de novo, novamente de gêmeos.