Até os seis meses de idade, o bebê deve ser alimentado exclusivamente pelo leite materno. Depois desta data , alimentos sólidos devem ser introduzidos gradualmente na dieta do pequeno, de preferência na forma de papinhas e sucos. Mas, nem tudo é permitido nesta fase.
Leia também:
Amamentação: qual é a quantidade suficiente?
Criança com menos de 1 ano não deve beber suco
Desenvolvimento do recém-nascido até 1 ano
Alguns alimentos podem desencadear crises alérgicas ou fazer com que o seu filho se engasgue. Conheça quais devem ser evitados até pelo menos um ano de vida.
Leite de vaca
Algumas mulheres acreditam que o aleitamento materno é insuficiente e resolvem complementá-lo com leite de vaca, o que é um grande erro. O leite materno têm todos os nutrientes que o bebê precisa para se desenvolver forte e saudável, enquanto o de vaca é difícil de ser diferido e pode causar cólica e constipação intestinal. Só é recomendado após um ano e com orientação médica.
Mel
Também só é liberado após um ano de vida, pois pode conter uma bactéria que causa botulismo. A flora intestinal do bebê ainda está em desenvolvimento e não consegue impedir a ação desse micro-organismo.
Ovo
O ovo pode fazer parte da alimentação já no sexto mês, desde que esteja bem cozido para afastar a possibilidade de salmonela – inclusive a gema. Nada de ovo frito com a gema molinha! Na dúvida, peça a orientação do pediatra.
Frutos do mar
São os campeões em provocar reações alérgicas, por isso só devem ser introduzidos depois do primeiro aniversário do pequeno.
Amendoim e nozes
Além de causarem alergias, eles são difíceis de mastigar e podem fazer com que a criança se engasgue. Ofereça apenas quando os dentinhos já estiverem nem formados.
Pipoca
Ela parece inofensiva, mas também pode provocar engasgos graves. Também evite balas chicletes e qualquer coisa que possa ser aspirada.