Alimentos que grávidas devem evitar: 7 ingredientes para tirar da dieta

Saiba o porquê alguns ingredientes não são indicados para as gestantes

A gestação é um período de muitas mudanças e uma delas está relacionada a sua alimentação. Isso porque, para evitar possíveis contaminações ou até problemas um pouco maiores, existe uma lista de alimentos que as grávidas devem evitar.

Essa lista varia um pouco de um para outro médico, mas no geral ela segue sendo uma recomendação que muitas gestantes seguem ainda assim. Veja abaixo quais são esses ingredientes.

Quais os alimentos que as grávidas devem evitar comer?

(Crédito: our-team/freepik)

Peixe cru e carne crua ou mal passada

Essa restrição é um clássico para evitar a contaminação com bactérias como a Listeria sp., Salmonella e Toxoplasma. Além disso, esses alimentos, podem transmitir da cisticercose, que pode causar comprometimento do sistema nervoso e prejudicar o funcionamento do cérebro.

Ovo cru

Outros ingrediente que deve ser muito bem cozido antes do consumo na gestação é o ovo por também poder transmitir Salmonella. Evite, inclusive, molhos e sobremesas feitos com ovo cru, como maionese e mousse.

Leites e queijos não pasteurizados

O processo de pasteurização ajuda a matar os microorganismos que podem causar uma contaminação na gestante. Na lista dos queijos que você deve evitar estão: brie, camembert e gorgonzola, por exemplo.

Peixes com alto teor de mercúrio

Atum, cavala, peixe-espada, cação e garoupa são peixes contam com alto nível desse metal que pode prejudicar o desenvolvimento do sistema nervoso do feto.

Frutas e verduras mal higienizadas

Uma sugestão é evitar esses alimentos fora de casa. Além disso, sempre higienizar com o sanitizante específico é o correto a se fazer não só durante a gestação.

Fígado

Rico em vitamina A, o fígado pode causar danos ao desenvolvimento do feto e do sistema hepático.

Café e alimentos com cafeína

A cafeína, segundo estudos, pode causar abortos, alterações congênitas, parto prematuro e baixo peso ao nascer. Sendo assim, o melhor é reduzir ou cortar o consumo.

Gestação