Início, meio e fim da gravidez: 9 sintomas que são absolutamente normais

Quando a menstruação atrasa, os seios ficam doloridos e aumenta a vontade de urinar, é preciso ficar atenta: esses são os primeiros sinais de gravidez que o corpo manda.

Durante os próximos meses, outros sintomas aparecerão, confirmando a gestação. A partir disso, veja quais são os mais comuns durante todo o processo.

Sintomas do início da gravidez

1. Enjoos e vômitos

(Créditos: Freepik)

Geralmente aparecem após a 5ª semana de gravidez e são comuns pela manhã. Muitas vezes, os enjoos e desconforto abdominal surgem com uma salivação excessiva.

2. Alterações de humor

Às vezes, as mudanças de humor das primeiras semanas de gravidez podem ser confundidos com a TPM. Vale lembrar que alterações hormonais comuns na gestação causam um certo desequilíbrio emocional, deixando a mulher mais sensível.

3. Tontura e muito sono

A queda da pressão arterial promove tonturas que são recorrentes nas primeiras semanas de gravidez. E esse sinal se apresenta acompanhado por muita vontade de dormir.

Sintomas no meio da gravidez

3 meses de gravidez
(Crédito: Freepik)

4. Prisão de ventre

No segundo trimestre de gestação, o intestino fica mais preguiçoso, causando a constipação intestinal. Uma dieta rica em fibras e ameixas secas ajudam na dificuldade de evacuar.

5. Manchas na pele

Nesta fase da gestação, é comum que os mamilos escureçam. Além disso, pode aparecer uma linha vertical mais escura no abdômen, a chamada linha nigra. Manchas no rosto também são comuns e, para isso, é necessário o uso de protetor solar sempre que se expuser ao sol.

6. Contração abdominal

Contrações esparsas, causadas pelos movimentos do bebê, costumam aparecer nesta fase da gravidez. É como se fosse um treinamento do feto para o nascimento. Se elas durarem muito tempo e a barriga ficar dura ou com dor, procure seu médico.

Sintomas comuns no final da gravidez

(Crédito: Freepik/Freepik)

7. Inchaços

Mãos, pés e tornozelos sofrem edemas (inchaços) com maior frequência, graças ao ganho de peso da mãe e do bebê. Para contornar o problema, coloque os pés para cima quando descansar e evite sal na dieta.

8. Dor lombar

O eixo de equilíbrio da grávida fica comprometido e, por isso, ataca a região lombar. A dica é fazer exercícios de fortalecimento da região desde o início da gravidez, como o pilates, além de evitar usar salto muito alto.

9. Gases e hemorroidas

No último trimestre, problemas como hemorroidas e gases se intensificam. Para evitar, tenha uma dieta rica em fibras e beba muito líquido.

Chá de camomila pode ser o ideal – assim como compressas de gelo para aliviar as dores ao evacuar.

Maternidade