Banho humanizado em recém-nascido: passo a passo

Assim como para a mãe, o nascimento é um evento de muitas transformações para quem chega. O bebê, que enquanto feto estava apertadinho em um ambiente quente, escuro e extremamente seguro, agora se depara com um mundo cheio de claridade, vozes e cheiros diferentes. O momento do  primeiro banho é uma dessas intensas novidades e, se não for praticado com respeito e cuidado, pode gerar estresses e traumas.

Confira também:
Higiene do bebê: 10 dicas para limpar meninos e meninas
Deixar crianças sem fralda é bom?
Qual é a melhor maneira de limpar nariz, ouvido e coto umbilical?

O que é banho humanizado?

Um banho com temperatura ideal, feito de forma cuidadosa, com técnicas humanizadas e por um cuidador tranquilo e seguro é capaz de fazer com que o recém-nascido recorde as sensações sentidas no útero. Essa lembrança, além de relaxar e estreitar os vínculos, torna o processo menos impactante, fator que facilita sua repetição durante os próximos meses.

A seguir, veja o passo a passo de  como dar banho em um recém-nascido realizado na Casa Ângela, casa de parto de São Paulo que preza pelos princípios da humanização no atendimento de mãe e bebê.

Como dar o primeiro banho do bebê?

O momento ideal de dar banho é aquele em que o recém-nascido não está estressado e nem com fome, isto porque, após o contato com a água há grandes chances de ele dormir por algumas horas.

Depois de verificar o momento de dar o banho, certifique-se de que o local está com temperatura ideal. O ar-condicionado deve ser desligado e janelas e outras entradas de vento fechadas.

Tire a roupa do bebê e enrole no corpinho dele uma fralda em formato de envelope até a altura do pescoço. Os bracinhos devem ficar na altura da cintura e as pernas flexionadas. Essa posição, apertadinha, remete à posição que ele ficava no útero e isso o deixa mais seguro.

Agora, certifique-se de que a banheira está higienizada e a água na temperatura ideal – entre 36,5º a 37º. Para verificar, encoste o punho ou a costas da mão que são áreas mais sensíveis na água.

Coloque o bebê na água e garanta que ele fique submerso até o pescoço. Esse cuidado é essencial para ele não perder calor e não agitar. Se ele ficar com alguma parte do corpinho para fora, molhe constantemente.

Comece a higienização pelo rosto: bochechas, nariz e orelhas. Não use nenhum tipo de sabão. Com a mão molhada, vá limpando.

Depois comece desenrolando a fralda aos poucos para não assustar ou desestabilizá-lo. Desça para o pescoço e membros superiores, tórax, costas e membros inferiores. Ao terminar, feche novamente a fralda.

O segredo para um banho tranquilo é aliar as técnicas, com um ambiente ideal e água quentinha. Por isso, o banho precisa ser rápido. Com o fim da higienização, tire o bebê da água, enrole-o em uma toalha e seque todas as dobrinhas antes de vesti-lo.