Bebê de 2 anos faz alisamento no cabelo, vira propaganda e causa rebuliço na web

A publicação de uma pessoa ligada a um salão de beleza levantou polêmica nas redes sociais ao oferecer um produto para  alisar o cabelo de crianças. O anúncio mostrava fotos do antes e depois de uma menina de apenas dois anos. A montagem repercutiu e revoltou muitos internautas.

Leia também:
Como desembaraçar cabelo de criança: 8 dicas práticas
Crianças podem alisar os cabelos?
Criança com cabelo cacheado: como estimular a gostar dos cachos e a valorizá-los

Entenda a polêmica

A legenda das fotos dizia: “Em breve mais um lançamento para crianças que querem soltar os cachos ou até mesmo alisar. A J. tem 2 anos e foi nossa modelo”. 

A repercussão foi muito negativa no Facebook. Nos comentários da postagem, muitos exaltaram o quanto a menina era mais bonita com o cabelo crespo. E a maioria se mostrou contrária ao alisamento, principalmente em relação à autoestima da criança, que estaria sendo destruída no momento em que os pais a submetem a um procedimento químico para abandonar os fios crespos. “É uma violência simbólica”, diz um dos posts. 

Depois disso, o post original foi apagado, mas as imagens da  criança com cabelo alisado continuaram sendo publicadas por pessoas que criticavam a ditadura da beleza e a imposição dos fios lisos como padrão. Muitas mães aproveitaram também para postar fotos de suas filhas com cabelos crespos e salientar o quanto cada uma delas é linda com o estilo natural. Veja alguns comentários:

Esclarecimento da mãe

Após a polêmica, a mãe da menina publicou um post em sua conta pessoal do Facebook esclarecendo os fatos. Angerli Alves da Silva afirma que  o tratamento feito no cabelo da filha não foi um alisamento nem química. “Foi apenas para deixar os fios mais macios e suaves para pentear. O liso é uma foto tirada durante o tratamento com a chapinha. Ela continua linda e muito alegre com seus cachinhos de sempre. Temos muito orgulho da nossa origem”, afirmou.

Disse ainda que nunca faria algo para prejudicar a saúde da filha e que o tratamento, chamado botox capilar, não utiliza formol e poderia ser feito em crianças, gestantes e lactantes. A mãe publicou novas fotos da criança com o cabelo cheio de cachos.

 * Matéria atualizada no dia 30/09