Saber como lidar com a birra do seu filho ajudará na educação dele
*Karla Mendonça é neurocientista, criadora do método Bebê Dorminhoco e colunista convidada do Mulher.
Conforme o bebê cresce e se torna uma criança cheia de personalidade, surgem novos desafios na maternidade – sendo as birras um deles. A partir dos dois anos, os pais encaram a “adolescência do bebê” e precisam, de um dia para o outro, lidar com um ser humaninho com muitas vontades.
Confira três dicas de como lidar com a birra do seu filho em público!
Como lidar com a birra da criança em público
Primeiro de tudo, é importante firmar acordos com o seu filho antes mesmo de sair de casa e explicar a ele exatamente para onde vocês vão e o que farão por lá. Além disso, certifique-se de que ele entendeu as orientações que você deu. Por exemplo: “Filho, hoje não iremos comprar doces no mercado. Podemos comprar frutas. Qual você vai querer: banana ou maçã?”.

Também é comum que as birras aconteçam por crianças que querem um brinquedo e você não pode dar – seja por qual motivo for. Nestes casos, você pode sugerir uma ideia lúdica e desviar a atenção do seu filho para a satisfação naquele momento.
Logo, você pode dizer: “Você gostou desse brinquedo? Ele parece mesmo ser muito divertido. Que tal tirarmos uma foto dele e de outros dois brinquedos que você mais gostou? Aí, no seu aniversário, escolhemos um deles para você ganhar”.
Agora, se a conversa não surtir efeito no momento e a criança se jogar no chão aos gritos, respire e mantenha a calma. Pegue-a no colo com amor e a leve para o carro ou para casa.

Enquanto a criança estiver nervosa, mantenha a calma e dê as ferramentas para que ela se acalme também – seja mais tempo para parar de chorar ou um abraço para confortá-la.
Quando corrigir a criança
Apesar de, no momento da birra, a nossa vontade ser de dar bronca, ela não será efetiva enquanto a criança não estiver calma. Passado o episódio, chegou a hora de disciplinar e explicar à criança que aquele comportamento não é aceitável.
Tente dizer, por exemplo: “Filho, aquele comportamento que você teve é inaceitável. O que você consegue com a mamãe ou com o papai fazendo birra? Nada. Eu sei como é complicado querer algo e não poder ter. Eu também já quis muito uma bolsa e não pude comprar. Quando isso acontece, precisamos buscar nos acalmar”.

Neste momento, você também pode sugerir um exercício para a criança se acalmar, como respirar fundo juntos.
O importante é lembrar que a birra passa, mas os ensinamentos ficam. Portanto, aproveite o episódio para disciplinar a criança com afeto e respeito. Quando ela estiver calma, conseguirá entender o que aconteceu. Afinal, ela é um ser humano em construção, aprendendo a lidar com suas emoções.