No caso da gravidez, a contração da fibra muscular é uma situação comum, já que a mulher ganha um aumento de peso e os músculos ficam sobrecarregados. A alimentação e as substâncias benéficas, como as vitaminas, também estão sendo repartidas com o bebê, o que pode acabar gerando uma concentração menor dos nutrientes no organismo. Por isso, as câimbras na gravidez costumam ser uma reclamação comum.
Leia também:
5 dicas para aumentar a chance de engravidar
Conheça as principais dúvidas sobre amamentação
Catarata em bebês: como diagnosticar e tratar o problema
Dicas contra câimbra na gravidez
Quais alimentos consumir
Invista no potássio da banana e outras frutas em geral, além das verduras escuras. A castanha-do-pará também funciona como um suplemento de nutrientes. Evite alimentos que podem retirar o cálcio do organismo, como refrigerantes: alimentos ricos em cálcio são bem-vindos, como o leite.

O que fazer para prevenir
Pratique exercícios regularmente e mantenha o corpo hidratado: é uma boa maneira de evitar o desconforto. Procure não ficar muito tempo na mesma posição. Se costuma ficar sentada por muito tempo, levante e pratique alguns movimentos para ativar a circulação.
Como aliviar
As ocorrências mais comuns das câimbras são nas pernas, mas também podem acabar ocorrendo em outros lugares do corpo, como os braços. Procure esticar o músculo, contraindo no sentido contrário à dor. Se estiver muito dolorido, você pode recorrer à compressa com água morna.
É importante ficar atenta se as dores forem insistentes e ficarem muito intensas, pois podem ser problemas mais sérios. Inchaço e vermelhidão não são normais e representam sinais de que é preciso procurar um médico imediatamente.