Cameron Diaz tem bebê aos 47 anos e gera dúvida: dá para engravidar nesta idade?

A atriz norte-americana Cameron Diaz surpreendeu a todos ao anunciar o nascimento de Raddix, sua primeira filha.

Casada com o músico Benji Madden, a estrela revelou em seu Instagram que a bebê havia nascido, deixando muita gente confusa – afinal, não havia notícias de sua gravidez até então, e as fotos em que a estrela havia aparecido nos últimos meses não denunciavam nenhuma mudança corporal.

Por conta disso, e também pela idade de Cameron – 47 anos – , o público e a mídia especulam que seria impossível que a artista estivesse, de fato, grávida.

Cameron Diaz é mãe aos 47 anos

No último ano, a mídia internacional especulou uma suposta gravidez de Diaz após tentativas de fertilização in vitro, mas a artista nunca confirmou ou negou o fato. Agora, em um texto publicado em seu Instagram, ela anunciou o nascimento de Raddix e aproveitou para pedir que a privacidade de sua família seja respeitada.

Segundo Cameron, Raddix roubou os corações de todos e completou a família, e estes são os únicos detalhes que ela pretende revelar ao público.

https://www.instagram.com/p/B63glM7BQAw/?lite=1

“Ao mesmo tempo em que estamos radiantes em compartilhar esta notícia, nós também sentimos um forte instinto de proteger a privacidade da nossa pequena. Então não postaremos fotos nem compartilharemos mais detalhes além do fato de que ela é realmente fofa”, disse.

Nas redes sociais, muitos fãs questionaram se o casal havia recorrido a uma barriga de aluguel, tendo em vista o mistério em torno do nascimento e a idade da atriz.

Gravidez depois dos 40 é possível?

Idade dificulta fecundação natural

Conforme explica o ginecologista Armindo Dias Teixeira, especialista em reprodução assistida, é, sim, possível engravidar naturalmente após os 40 anos, mas as chances disso acontecer são baixas e já começam a diminuir aos 35 anos. Isso, segundo ele, ocorre porque a mulher nasce com um número determinado de óvulos, significando que sua vida fértil tem uma espécie de “data de validade”.

Enquanto aos 30 anos a mulher tem 80% de chance de engravidar naturalmente durante um período de um ano, após os 40 anos esta porcentagem cai para 30% e segue diminuindo ano a ano, fazendo com que muitas delas optem por congelar os óvulos antes de chegar a esta idade. Com isso, elas garantem óvulos jovens para uma posterior fecundação, o que aumenta as chances de uma gravidez segura.

Caso a mulher não tenha congelado os óvulos antes dos 40 e ainda queira engravidar, o médico ressalta a necessidade de fazer exames para avaliar seu estado de saúde geral, bem como seu aparelho reprodutor, e determinar a causa correta pela qual ela não está conseguindo uma fecundação natural. A partir disso, o especialista pode indicar tratamentos de fertilidade para “induzir” um processo natural.

Riscos da gravidez tardia

Apesar de possível, a gravidez tardia é perigosa para a mãe e para o bebê – tudo porque, a partir dos 40 anos, a mulher está mais propensa a ter problemas como hipertensão e diabetes gestacional. Além disso, o médico explica que, nesta idade, também há mais riscos de a mulher ter um parto prematuro, aborto espontâneo, anomalias placentárias e cromossomopatias (como a Síndrome de Down).

Cuidados necessários

Para prevenir estes riscos (bem como para “corrigir” questões como o envelhecimento do útero e do assoalho pélvico), o especialista indica um pré-natal rigoroso e medidas preventivas que, segundo ele, fazem com que as chances de haver problemas de desenvolvimento do bebê caem bastante. Isso, no entanto, começa antes mesmo de a fecundação acontecer.

Para garantir uma gravidez tardia saudável, é recomendado que a mulher prepare o corpo com exercícios, uma alimentação adequada e exclusão de hábitos prejudiciais à saúde (como tabagismo e sedentarismo). Em alguns casos, ela também pode ser orientada a fazer repouso absoluto.

Famosas que tiveram gravidez tardia