Como evitar cáries em crianças

por | jun 30, 2016 | Gravidez e bebês

Os  dentes de leite muitas vezes não recebem os devidos cuidados, já que irão cair e serão substituídos, mas o  surgimento de cáries na infância e até mesmo problemas de canal nos dentes de leite podem prejudicar os dentes permanentes e o formato da arcada dentária. Os cuidados devem começar desde o nascimento do bebê.

Leia também:

Como cuidar dos primeiros dentinhos do bebê

Refrigerante estraga dentes das crianças

Chupeta: prós e contras

Para auxiliar os pais nos cuidados com os dentes dos filhos, o cirurgião dentista Rogério Pavan tem algumas dicas que podem ajudar a evitar problemas mais graves futuramente.

Chupeta e mamadeira fazem mal?

O dentista explica que ambas podem causar deformações na arcada dentária (dentes tortos, por exemplo) ou mesmo o surgimento de hábitos de sucção devido ao uso continuado. A  amamentação no seio, se não realizada adequadamente, também pode afetar o desenvolvimento da arcada dentária. “O correto é a criança ficar ereta em relação ao peito da mãe para não engolir ar e retirar a cabeça quando estiver saciada. Assim a mãe conseguirá estimular adequadamente o crescimento da boquinha”, diz.

Primeiros dentinhos do bebê

higienização da boca do bebê é importante mesmo que haja apenas um ou dois dentinhos. “Atualmente existem escovas especiais que se encaixam no dedo da mãe e servem para  escovação dos primeiros dentinhos, bem como pastas especiais, sendo algumas delas sem flúor, desenvolvidas para bebês”, afirma. Consultar um bom dentista ou odontopediatra também é importante para receber orientações sobre cuidados específicos.

Com o nascimento dos demais dentes de leite, os cuidados devem se tornar mais frequentes. “Todas as superfícies dos dentes devem ser higienizadas. Os tradicionais movimentos circulares são bem eficientes”, ensina o dentista. Como, em geral, até os sete anos de idade as crianças ainda apresentam algumas falhas na escovação, é fundamental que os pais incentivem-nas a escovarem os dentes sozinhas e depois façam uma revisão. “Assim elas não perdem a motivação e vão se aprimorando com o tempo”.

Dentes de leite

Em geral a arcada fica completa por volta dos três anos de idade e deve conter 20 dentes no total, sendo 10 na parte superior e mais 10 na parte inferior. “A falta de um deles, caso não seja percebida a tempo, pode gerar distorções no arco dentário e causar problemas ortodônticos”, explica o dentista.

falta de espaço entre os dentinhos também pode ser um problema, pois os dentes permanentes que virão podem apresentar o dobro do tamanho dos de leite. “A situação ideal é que haja bastante espaço entre os dentinhos da frente, e que ao fechar a boca os superiores toquem os inferiores”.

Veja mais dicas de como cuidar dos dentes do bebê no vídeo: