Embora os principais cuidados com a criança ainda sejam muito atribuídos à mãe, a participação do pai na vida do filho desde os primeiro dias é muito importante para o desenvolvimento do bebê – tanto no campo emocional, quanto no intelectual e comportamental. E para estabelecer e estreitar o vínculo afeito entre o homem em a criança algumas atitudes diárias são indispensáveis. Confira nove dicas para fortalecer o relacionamento entre pai e filho.
Leia também:
Presença do pai na gestação ajuda no desenvolvimento do bebê
Licença paternidade: entenda como funciona
Homens também tem idade ideal para ter filhos
O pai deve começar a conversar com a criança quando ela ainda está na barriga da mãe. Isso faz com que o homem acompanhe de perto do desenvolvimento do bebê e construa laços mesmo antes de vê-lo.
O contato pele a pele também ajuda a estreitar a confiança e a segurança. Por isso, é importante que o pai segure o bebê no colo sempre que possível.
Trocar fralda também deve ser tarefa do pai, que terá a oportunidade de conhecer melhor e ter contato mais próximo com o bebê.
O pai pode revezar com a mãe a tarefa de colocar a criança para dormir, cantar e contar histórias.
Compartilhar um hobby e praticá-lo regularmente melhora a convivência entre pai e filho, pode ser um jogo, uma leitura, uma programa de televisão, etc.
Conversar com a criança sobre o dia dela e ajudar a resolver problemas desenvolve uma relação de companheirismo mais forte.
Ajudar o filho com tarefas escolares estimula o aprendizado da criança e melhora a relação de confiança com o pai.
Saber qual é o desenho favorito, o nome dos amigos e as atividades que a criança mais gosta também envolve o pai no dia a dia do filho.
Passar um tempo com a família inteira reunida torna a criança mais segura, fortalece a cumplicidade e os laços afetivos.