Como saber se estou grávida?

por | jun 30, 2016 | Gravidez e bebês

Marianna Feiteiro

Do Bolsa de Bebê

Os sintomas de gravidez variam de mulher para mulher e, para as mais desatentas, podem passar totalmente despercebidos no início. Logo nas primeiras semanas após a fecundação do óvulo, a mulher pode apresentar alguns sinais, como:

1. Sangramento e cólica

2. Aumento dos seios

3. Escurecimento dos mamilos

4. Cansaço e sonolência

5. Dor de cabeça

6. Vontade de fazer xixi

7. Prisão de ventre

8. Náusea

9. Desejos e aversão a alimentos e odores

Leia também:

Não sabia que estava grávida

Primeiros sintomas de gravidez

Como calcular o tempo da gestação

O sinal mais evidente, no entanto, é o atraso menstrual – mas que nem sempre indica uma gravidez. Quando em dúvida, a mulher pode recorrer a algumas opções, sendo que as mais procuradas são o teste de farmácia e o exame de sangue.

Teste de farmácia

Crédito: Shutterstock

Com margem de acerto entre 70 e 95%, ele detecta a presença da gonadotropina coriônica (hCG) na urina, hormônio que é produzido pela mulher somente quando está grávida (exceto em alguns casos raros). As marcas têm métodos diferentes de utilização, por isso é importante ler as instruções com cuidado. Alguns, por exemplo, exigem que o teste seja feito pela manhã, com a primeira urina do dia.

“A sensibilidade desses testes para detectar gravidez é mais baixa no início da gestação, pois é preciso uma quantidade moderada deste hormônio para ser detectado. Alguns testes são mais sensíveis e detectam frações muito pequenas do hCG e dão diagnóstico de gravidez até mesmo dois dias antes do atraso menstrual. Contudo, para ter um resultado confiável, o ideal é que sejam realizados apenas após o atraso menstrual, pois a mulher pode estar grávida, mas em um estágio muito precoce e o teste pode apresentar um falso resultado negativo”, explica a ginecologista Viviane Lopes, coordenadora do setor de ultrassonografia do Femme Laboratório da Mulher.

Se der positivo, muito provavelmente a mulher está grávida. Se der negativo, ela ainda pode estar. A cada dois ou três dias, o esperado é que os níveis de hCG dobrem, portanto a recomendação da Dra. Viviane é realizar um exame de sangue para verificar a dosagem do hormônio e monitorar a evolução da gravidez. Outra possibilidade é a realização da ultrassonografia transvaginal, que irá detectar clinicamente a gestação. O exame deve ser feito de 10 a 15 dias de atraso menstrual.

Exame de sangue

Crédito: Shutterstock

Também detecta a presença de hCG no organismo, mas o exame de sangue mede especificamente a subunidade beta do hormônio – por isso, muitas vezes é conhecido apenas como “beta”. Há dois tipos de exame: o qualitativo e o quantitativo. O primeiro irá apenas revelar se a mulher está grávida ou não. O segundo irá revelar a concentração de hCG no sangue.

O resultado do exame de sangue é mais preciso do que o teste de farmácia, e é capaz de identificar a gravidez antes mesmo do atraso menstrual. Normalmente, é necessária prescrição médica para realizá-lo, mas alguns laboratórios não exigem o pedido.