Conheça os vilões da merenda escolar

por | jun 30, 2016 | Gravidez e bebês

Alguns alimentos são prejudiciais para as crianças se consumidos em excesso e, por isso, devem passar longe das lancheiras escolares. Segundo a nutricionista Bruna Murta, devem ser evitados os alimentos com muito açúcar, como as balas, chicletes, chocolates e doces muito industrializados. “Sempre prefira a alimentação mais natural possível”, recomenda.

Os salgadinhos de pacote, que a criançada adora, também devem ser banidos da merenda. Isso porque eles são fritos e contêm alto teor de corantes e conservantes, o que contribui para a hiperatividade infantil e pode, inclusive, dificultar o aprendizado. Bruna recomenda os salgadinhos assados e os integrais.

Ainda de acordo com ela, a menos que a criança tenha alguma necessidade específica, não há necessidade de incluir produtos light ou diet no lanche escolar, até porque não é recomendado que a garotada sofra restrição calórica, uma vez que eles gastam muita energia. Sua indicação para que não abusem das calorias é incluir porções pequenas na merenda. Ao invés de colocar o pacote todo de biscoito integral, separe apenas algumas unidades.

Lembre-se também de sempre variar o conteúdo da lancheira, colocando frutas, carboidratos e bebidas diferentes, para que a criança não ache o lanche monótono e consuma todo o seu conteúdo.

Leia também:

Como montar uma lancheira saudável

Chef ensina receitas saudáveis e saborosas para os pequenos

Faça a limpeza correta da lancheira