Conjuntivite do seu filho pode ser tratada com o próprio leite materno: médico ensina

Muito se fala sobre os benefícios do aleitamento materno para os bebês quanto ao fortalecimento do sistema imunológico, uma vez que, ao dar de mamar a mãe transfere anticorpos que já produz regularmente ao bebê, fazendo com que ele não precise produzi-los sozinho.

Mas além desse imunização e de toda a importância do leite no desenvolvimento saudável do pequeno, em uma situação específica os benefícios do ingrediente podem ir além da amamentação: quando a criança está com conjuntivite.

Leite materno contra a conjuntivite

De acordo com Dr. Clay Brites, pediatra e neurologista infantil do Instituto NeuroSaber, pingar o leite materno nos olhos infectados por conjuntivite é algo comum de ser recomendado por médicos. Ocorre que o leite tem proteínas que podem ajudar a diminuir a ação inflamatória da conjuntivite e também pode ajudar a diluir a concentração de bactérias .

Contudo, o médico também chama atenção para o fato de que alguns casos de conjuntivite pedem providências além do leite. Portanto, é importante ter em mente que essa técnica não pode ser isolada; às vezes, é preciso usar também um colírio com antibiótico.

Cuidados com a técnica

Conforme DR. Clay, aplicar o leite nos olhos do bebê, mesmo que recomendado por médicos, requer cuidados. Caso a criança não tenha conjuntivite, pingar o leite não vai fazer necessariamente mal, mas, dependendo de como a mãe pingar, que instrumento ela usar, se ela faz uma limpeza adequada das mãos e outros instrumentos, pode levar ao surgimento do quadro.

O médico salienta que o uso exagerado dessa “técnica” não é algo estimulado, então o melhor a se fazer é tirar as dúvidas caso a caso com um pediatra e seguir as recomendações do especialista.

Amamentação e saúde