Crianças magras são mais saudáveis que as gordinhas: mito ou verdade?

Muito se fala na  obesidade infantil e nos riscos à saúde de uma criança que está acima do peso. Por outro lado, acredita-se que uma criança mais magra é mais saudável. No entanto, isso nem sempre é verdade. 

Leia também:
Consumo de água reduz risco de obesidade infantil
Como fazer a criança acima do peso emagrecer?
Alimentação saudável para crianças

Segundo o guia de Mitos e Verdades da Alimentação infantil, produzido pela empresa farmacêutica Sanofi e supervisionado pelo pediatra José Cláudio Monteiro, a  deficiência nutricional da criança pode ocorrer independente do peso.

Essa deficiência é causada quando a criança come pouco ou quando come muito, já que nos dois casos há um desequilíbrio entre a necessidade do corpo e a ingestão dos nutrientes essenciais.

No caso da  criança muito magra, pode ser uma questão genética, presente mesmo quando a alimentação é feita da forma adequada. Já o aumento de peso também pode ser causado pelo sedentarismo, e não necessariamente pelo excesso de comida. 

Por isso o peso não pode ser considerado um parâmetro para se avaliar a saúde. O ideal é que haja sempre um acompanhamento médico, para que cada caso possa ser avaliado da melhor maneira.