Criando o hábito de ler > Para cada idade

O Bolsa de Mulher, com ajuda da psicopedagoga Ana Cássia Maturano, elaborou um guia rápido para pais e educadores que desejam estimular o hábito de ler em crianças:

De um ano a três anos – Nessa fase, a criança está no início de seu desenvolvimento mental. Ela já é capaz de construir frases completas e desenhar o que aprende. Mas seu conhecimento se dá, sobretudo, pelo tato. Então, dê preferência a livros de papelão, plástico ou pano. E atenção às gravuras: elas devem ser grandes e coloridas.

Dos três aos seis anos – Nessa etapa, a criança aumenta rapidamente seu vocabulário. Começa a fazer perguntas e deseja entender os “porquês” das coisas. No entanto, ela ainda não é capaz de diferenciar a realidade da fantasia, e há um predomínio da fase lúdica. Os livros mais indicados são os que contêm enredos curtos e objetivos e possuem imagens simples, de fácil comunicação. O texto deve possuir elementos de repetição, capazes de manter a atenção e ajudar a assimilação da criança.

Dos seis aos oito anos – A partir dos seis anos, a criança começa a aprender a escrever e, naturalmente, desperta o interesse pela leitura. Seu pensamento se torna mais lógico, ainda que ela não consiga compreender totalmente idéias abstratas. O ideal é que os livros contenham textos um pouco mais longos, mas as imagens ainda devem ser predominantes como ferramenta para ajudar a criança a entender as mensagens. Outra dica é buscar histórias com personagens de caráter bem definido para evitar confusão. O texto ainda será breve, contendo palavras de sílabas simples, frases em ordem direta e elementos repetitivos.

Dos oito aos 10 anos – Mais crescida, a criança já tem um domínio maior do mecanismo da leitura. Os livros devem possuir uma relação dinâmica entre o verbal e o visual, de modo a ampliar a compreensão do texto. As frases continuam simples, mas devem ser substituídas aos poucos por períodos maiores e compostos por coordenação.

Dos 10 aos 12 anos – A partir dos dez anos, o leitor já domina o mecanismo da leitura. Tem maior capacidade de concentração e abstração e é capaz de compreender o mundo expresso no livro. Os textos podem ser mais densos, maiores, com uma linguagem mais elaborada, sendo as imagens dispensáveis.

A partir dos 12 anos – Nesse momento, encontra-se o leitor crítico. Com um pensamento mais reflexivo e dominando a leitura plenamente, ele já é capaz de fazer uma reflexão mais profunda do texto a da realidade, por isso o conteúdo dos textos pode ser mais complexo e elaborado.

Sugestões de leitura

Livros Virtuais – O canal Kids oferece um site que disponibiliza livros para serem lidos na internet. As obras possuem textos e ilustrações. Clicando em avançar, as páginas do livro se abrem. Semanalmente, é disponibilizado um novo livro.

Contos e Fábulas – O site Caracol do Ouvido oferece fábulas para serem contadas para as crianças.

Livros personalizados – O site Livros Infantis permite que pais e educadores criem livros personalizados para as crianças, tornando-as personagens das histórias e seus coleguinhas, os coadjuvantes.

Os melhores livros de 1974 a 2007

A Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, além de divulgar e incentivar a leitura de jovens e crianças, promove todo ano um concurso para selecionar as melhores obras em diversas categorias. Abaixo, segue a lista dos títulos premiados na categoria infantil para você não errar na hora de escolher um livro:

1974 – O rei de quase tudo – Eliardo França

1975 – Angélica – Lygia Bojunga

1976 – A Bolsa Amarela – Lygia Bojunga

1977 – Pedro – Bartolomeu Campos de Queirós

1978 – Coleção Gato e Rato – Mary França

1979 – Raul da ferrugem azul – Ana Maria Machado

1980 – O curumim que virou gigante – Joel Rufino dos Santos

1981 – O que os olhos não vêem – Ruth Rocha

1982 – Uni, duni e tê – Angela Lago

1983 – Os bichos que tive – Sylvia Orthof

1984 – É isso ali – José Paulo Paes

1985 – Uxa, ora fada, ora bruxa – Sylvia Orthof

1986 – O menino marrom – Ziraldo

1987 – Uma ilha lá longe – Cora Rónai

1988 – A mãe da mãe da minha mãe – Terezinha Alvarenga

1989 – As viagens de Raoni – Pedro Veludo

1990 – Sua alteza a Divinha – Angela Lago

1991 – O menino de olho d’água – José Paulo Paes

1992 – Eu e minha luneta – Cláudio Martins

1993 – Asa de papel – Marcelo Xavier

1994 – Coleção Assim é se lhe parece – Angela Carneiro, Lia Neiva, Sylvia Orthof

1995 – A cristaleira – Graziela Bozano Hetzel

1996 – Menino do Rio Doce – Ziraldo

1997 – Minhas memórias de Lobato – Luciana Sandroni

1998 – Dez sacizinhos – Tatiana Belinky

1999 – Ludi na Revolta da Vacina: uma odisséia no Rio Antigo – Luciana Sandroni

2000 – Chica e João – Nelson Cruz

2001 – Mania de explicação – Adriana Falcão

2002 – A princesinha medrosa – Odilon Moraes

2003 – O segredo da chuva – Daniel Munduruku

2004 – Pedro e Lua – Odilon Moraes

2005 – Murucututu, a coruja grande da noite – Marcos Bagno

2006 – O menino, o cachorro – Simone Bibian

2007 – O jogo de amarelinha – Graziela Bozano Hetzel.