Cuidados pós-parto são simples

Muitos especialistas alegam que a fase mais importante em uma cirurgia é o pós-operatório. Se cumprido corretamente, a pessoa se recupera em poucos dias. Caso contrário, complicações maiores podem surgir. Após o parto, além dos cuidados com o bebê, a mamãe deve prestar atenção em adotar uma série de regras para ter uma recuperação saudável e livre de complicações.

Leia também:

Rumo à maternidade

Homens engordam mais de 10 quilos após nascimento do filho

Ajude o espermatozoide a chegar mais rápido ao óvulo

Antigamente era comum escutar que lavar a cabeça logo após o parto fazia mal, assim como agachar para pegar o bebê no colo ou não comer carne de porco. Esses e outros mitos não passam de lendas das vovós. A Dra. Karina Zulli explica que as únicas limitações que a mamãe deve ter após o parto são as que ela possuía antes de engravidar. Fora isso, está tudo liberado. “Se a pessoa tem alergia a carne de porco é claro que ela não deverá comer. Mas se não apresenta esse quadro, não tem o porquê não ingerir. Lavar a cabeça e agachar para pegar o bebê também são atividades que a mamãe poderá fazer sem medo”, afirma ela.

Alguns cuidados devem ser ressaltados. Fazer atividades físicas, caminhar e dirigir devem ser evitados por 15 dias, tempo necessário para o primeiro passo da cicatrização dos pontos feitos na cesárea ou no parto normal. “A relação sexual também deve obedecer a esse período. Tempo que o útero tem para voltar ao tamanho normal”, diz a Dra. Karina Zulli.

“O próprio obstetra pode aconselhar a paciente a praticar certos exercícios quando for ideal. Isso ajuda a voltar à forma do corpo e deixa a mulher mais disposta, além de fazer muito bem à saúde”, afirma a obstetra.

Além das atividades diárias, a mamãe deve dar uma atenção maior à cicatrização dos pontos. “Eles levam de duas a quatro semanas para passar pela primeira onda de cicatrização e, durante esse período, a mulher pode sentir coceiras e perda de sensibilidade na área próxima à cicatriz”, afirma a obstetra.

O desconforto ao sentar e levantar nas primeiras semanas também é natural, e segundo a especialista, é imprescindível que a mulher se movimente para reduzir a sensação de inchaço no corpo. Manter as pernas para o alto ajuda na circulação e previne dores nelas e nos pés, além de caminhar um pouco todos os dias para movimentar-se, evitando o repouso absoluto.

A obstetra também ensina algumas dicas para manter os pontos secos e limpos, livres de sujeira e bactérias:

– Ao tomar banho, lave o local com bastante água e sabão

– Não tente cobrir o ponto com panos e gases, quanto mais exposto melhor

– Suor, sujeira e secreção podem atrapalhar a cicatrização

– Depois do banho seque os pontos com o secador (assim você terá a garantia que nenhum acúmulo de água ficará no local)

– Ao notar sangramento ou secreção procure o seu médico