Dar água ao bebê que toma fórmula: médico esclarece se é necessário

por | set 17, 2019 | Gravidez e bebês

Até os seis meses de vida, o bebê precisa apenas do leite materno para se alimentar e se manter hidratado. O recém-nascido, portanto, não deve consumir chás, sucos e nem mesmo água. A recomendação, porém, pode mudar se a criança toma fórmulas infantis.

Bebê alimentado com fórmula precisa tomar água?

Quando o bebê é amamentado com fórmulas, o recomendável é realizar uma complementação com água (cerca de 30ml a 50ml) entre uma mamadeira e outra, afirma o pediatra Roberto Cooper, do Hospital da Lagoa, no Rio de Janeiro.

A necessidade, segundo o médico, ocorre porque, por melhor que sejam as fórmulas lácteas infantis, estas sobrecarregam os rins dos bebês, que precisam dessa água complementar para garantir seu bom funcionamento.

O especialista explica que o bebê não é obrigado a aceitar a água todas as vezes em que for oferecida e tampouco é preciso acordar a criança de madrugada para dar o líquido adicional.

Shutterstock

Para os bebês que recebem uma amamentação mista (leite materno e algum complemento), a indicação para oferecer água vai depender de quanto complemento o bebê toma. Se for pouco, como uma ou duas mamadeiras, não há necessidade. No entanto, se for a cada mamada ao seio, então é indicado oferecer água nos intervalos.

Importância da amamentação