Escolher o nome do bebê é uma tarefa difícil. Para muitas famílias, é importante escolher aqueles mais comuns e fáceis de serem pronunciados para não causar problemas na vida adulta, já outras preferem nomes mais fortes ou pouco usuais. A decisão é muito pessoal, mas listas que elegem os mais usados podem ajudar nesse momento – para optar ou fugir deles.
O Baby Center, ferramenta que reúne informações sobre gestação e bebê, faz anualmente um levantamento dos nomes mais usados. A lista de 2016 acabou de sair e, a partir de sua análise, é possível chegar a algumas conclusões.
O levantamento é feito com base no cadastro de 91.246 nascidos em 2016 e, de acordo com os desenvolvedores, é o mais completo do país.
Para o resultado existem alguns critérios: eles juntam nomes com grafias diferentes, mas sons semelhantes, como Davi e David, mas separam nomes com grafias semelhantes, mas que têm sons diferentes, como Felipe e Filipe. Também consideram o mesmo nome aqueles que possuem variações no uso de alguma letra ou acento, como Arthur e Artur.
Nomes para bebês meninos

Miguel segue em primeiro lugar desde 2011 e a formação de nomes compostos com ele é cada vez mais comum.
Os dois seguintes de lista, Arthur e Davi, também se mantiveram na mesma posição desde o ano passado. A surpresa é Heitor, que agora ocupa o 5º lugar, mas subiu quatro posições este ano. Enquanto Pedro, um nome bastante comum, caiu três e Lucas e Matheus, duas.
Nomes de bebês mais comuns em 2016

- Miguel
- Arthur
- Davi
- Bernardo
- Heitor
- Gabriel
- Pedro
- Lorenzo
- Lucas
- Matheus
Alguns outros nomes, embora não estejam entre os dez mais comuns, subiram muitas posições. Entre os que ultrapassaram mais de 15 lugares está: Benjamin (13º), Enzo Gabriel (25º), Anthony (40º), Noah (49º), Luiz Miguel (55º) e João Guilherme (60º).
Nomes para bebês
- Quais foram os nomes mais comuns em 2015?
- Nomes de santos e santas para religiosos: 20 opções + significados
- Nomes para bebê alternativos: ideias lindas + significados