Os pais sabem que, às vezes, deixar a criança assistir a um vídeo no celular ou brincar no tablet é inevitável. Especialmente em situações como uma longa viagem de carro, por exemplo. Mas, quando os pequenos acabam ficando horas na frente destes dispositivos eletrônicos, aumentam as chances de problemas de saúde. Inclusive o comprometimento na visão.
O alerta foi feito pelo oftalmologista Alex Sá no Instagram: crianças que usam celulares ou tablets por mais de duas horas seguidas têm mais chances de desenvolver miopia. E existem vários estudos que confirmam esta tese.
Uso de telas afeta a visão das crianças
O pequeno que passa muito tempo vendo filmes ou jogando no celular condiciona a visão a priorizar objetos mais próximos – e o que está longe começa a ficar borrado. Esta pode ser uma das causas que compõem o quadro de miopia.
Quando o uso sedentário de telas faz com que a criança passe menos tempo ao ar livre, os riscos de miopia tornam-se maiores, como confirmou uma pesquisa conduzida pelo cientista australiano Brien Holden.
Prejuízos dos eletrônicos para a saúde
Esta foi uma das razões para a Organização Mundial da Saúde (OMS) atualizar suas recomendações sobre o uso de telas na infância e indicar o tempo máximo de uma hora para crianças maiores de um ano.
Há ainda outro estudo sobre a recomendação do governo canadense de limitar o tempo de telas em duas horas para crianças: os pais que seguiram as orientações fizeram com que seus filhos tivessem melhor desenvolvimento cognitivo na infância.