Quem é mãe sabe o quanto é difícil se desfazer dos trabalhos que os filhos trazem da escola. Do cartão mais simples ao presente feito à mão, dá vontade de guardar tudo. Porém, ao longo do tempo, e principalmente para quem tem mais de um filho, arrumar espaço para armazenar todos esses itens acaba se tornando um problema. Seguir algumas dicas simples de organização pode facilitar essa tarefa.
Leia também:
Use desenhos do seu filho para decorar a casa
Decoração do quarto do bebê: veja sugestões
Aos 3 anos, filho já pode ajudar a arrumar bagunça
Segundo a personal organizer Ingrid Lisboa, antes de mais nada, é preciso fazer uma seleção do que vai ser armazenado. “Os pais costumam guardar tudo. Realmente, as crianças vão para casa com uma quantidade enorme de coisas lindas, mas, se forem arquivar tudo, vão acabar com uma infinidade de trabalhos. Guarde somente o que for imperdível mesmo”, recomenda.
Depois disso, eleja o melhor lugar da casa para armazenar os itens. Ingrid recomenda o próprio quarto da criança ou a sala de brinquedos. “Como você não precisa acessar esse material o tempo inteiro, pode armazená-lo na parte de cima dos armários ou em uma prateleira mais alta”, aconselha.
Uma boa ideia é investir em pastas para guardar os desenhos e cartões e caixas de sapato feitas de plástico para o restante. “Elas são ótimas porque, além de firmes, são transparentes, então dá para ver o que tem dentro, e têm furinhos, permitindo uma boa ventilação”, diz a personal organizer. Ela recomenda deixar bolinhas de cedro ou sílica dentro dos compartimentos para absorver a umidade, evitar cheiro (principalmente se há trabalhos feitos com tinta) e espantar as traças. “Basta trocar as bolinhas a cada dois ou três anos que o material vai continuar preservado por mais de 10 anos”, garante.
Para quem tem mais de um filho, é importante reservar espaços separados para os trabalhos de cada um e deixá-los bem identificados com etiquetas. Outra dica de Ingrid é usar o mesmo local de armazenamento dos trabalhinhos escolares para guardar lembranças da maternidade, como cartões que a mamãe possa ter recebido.