É no primeiro ano de vida que o seu bebê vai desenvolver o início de todas as suas habilidades motoras. E esse aprendizado acontece no contato diário com o mundo através dos sentidos. Conhecer os objetos, as cores, as formas, os lugares e interagir com seu ambiente de forma plena, são funções imprescindíveis para um desenvolvimento motor e cognitivo adequado.
Coordenação motora: como os bebês se desenvolvem?
A seguir, descubra mais ou menos a ordem cronológica das habilidades motoras do bebê:
2 meses
Com essa idade, os bebês geralmente já sustentam a cabeça. Tanto quando são estimulados com apoio a ficarem sentados, conseguem manter o troco ereto como, quando são deitados de bruço, tentam erguer a cabeça.
3 meses
Aos 3 meses, o bebê gira na cama e vira de lado. Ou seja, como já consegue rolar, ele é capaz de trocar de lugar no berço e corre o risco de cair da cama quando deixado sozinho e sem proteção.
4 meses
Aos 4 meses, o bebê já senta com apoio, rola, gira no berço, passa objetos de uma mão para outra e leva objetos à boca. Começa a fase oral da criança em que tudo será atestado com a boca.

6 meses
Aos 6 meses, o seu bebê já senta sozinho. Consegue ostentar o tronco sem que haja qualquer tipo de apoio ou encosto. É nessa fase também que quando deitado de barriga para cima, o bebê consegue colocar os pés na boca.
8-10 meses
Nessa fase, o bebê engatinha, ou ensaia os movimentos com as pernas deitado de barriga apoiada no chão, e até fica em pé com apoio. Quando estimulado à se sustentar, ele também já faz os movimentos de passadas com os pés.
9-12 meses
Entre 9 e 12 meses, os bebês normalmente começam a andar segurando em objetos e frequentemente dão passos sem ajuda ou apoio, sozinhos. É preciso ter cuidado com altura do gradio de berços e escadas.
Cuidados com o bebê:
- Qual a melhor posição para o bebê dormir? Descubra
- Descubra o jeito certo para congelar papinha do bebê
- Alteração nos olhos do bebê pode ser sinal de doença