A crupe é um conjunto de sintomas que podem ser facilmente confundidos com um resfriado mas que, quando avança, pode gerar um quadro preocupante em crianças.
Crupe
Parece resfriado, mas não é
De acordo com a otorrinolaringologista Dra. Camila Conde, médica do Hospital Norte D’Or, do Rio de Janeiro, a doença aparece como um resfriado comum, apresentando congestão nasal, coriza, febre baixa, tosse seca e uma leve rouquidão. Em dois ou três dias, no entanto, outros sintomas respiratórios como falta de ar, chiado para respirar e cansaço aparecem.
Tosse que não para mais: sintoma
Uma das marcas da crupe é a crise intensa de ” tosse de cachorro“, que pode durar até três minutos e gerar falta de ar nas crianças. Conforme a médica, embora a condição não seja grave, sintomas como esse tendem a assustar bastante a família, ainda mais quando ocorre em bebês.
A Dra. Camila esclarece que a doença aparece comumente nas crianças entre os três meses até o cinco anos de idade, tendo sua maior incidência por volta do segundo ano.
Prevenção e tratamento
A imunização pode ser feita por meio da vacinação que, gradativamente, gera imunidade.
No caso do tratamento, é necessário identificar se a crupe foi causada por vírus ou por bactéria. No segundo caso se trata de difteria, condição que tende a ser mais grave e pede um tratamento mais intensivo, com internação. Ainda assim, nos dois casos, a doença é tratada por meio de medicação e acompanhamento médico.
Cuidados com a saúde
- Crupe e difteria é a mesma coisa?
- Jovem volta de coma causado por doença contagiosa
- Vacinação não é só para criança