O início da alimentação do bebê pode ser uma tarefa um tanto desafiadora para muitos pais e mães. O desmame acompanhado da inserção de um cardápio até então completamente desconhecido pode dar lugar para muitas dúvidas, especialmente sobre o que vai ser inserido. Pensando nisso, qual será o melhor momento para apresentar o pequeno à carne?
Carne no cardápio dos bebês
A nutricionista Andreia Friques explica que é comum que mães e pais atribuam o consumo de carne a um momento em que bebês têm mais idade. Mas, conforme a especialista, a verdade é que a carne pode ser oferecida já no primeiro momento da introdução alimentar. Ocorre que, mesmo sem os dentinhos, a gengiva do bebê consegue triturar a carne tranquilamente. ⠀
Idade para inserir carne
O ideal é que a carne comece a ser inserida no cardápio do bebê a partir dos seis meses, porque é quando o estoque de ferro da criança começa a cair e, portanto, ela entra para atender essa demanda.
Dicas de preparo
Não é porque a carne pode ser consumida pelos pequenos que ela deve ser servida de qualquer jeito. Existem dicas de preparo que tornam o consumo do alimento mais tranquilo para os bebês, veja o que indica Andreia:
Formato: Faça a carne moidinha, desfiadinha, bem trituradinha e bem cozida!⠀
Bolinhos de carne: faça a carne no formato de hamburguer, croquete ou almôndega. Assim, ela fica macia porém firme o bastante para o bebê pegar.⠀
Tempero: Use temperinhos naturais, legumes ou molhos naturais (como de tomate) para incrementar. ⠀
Mantenha a textura: Não passe o alimento no liquidificador ou peneira para que não perca a textura e suas fibras.
Pedacinhos: Conforme seu filho vai crescendo, vá aumentando a consistência dos alimentos para pedaços. ⠀ ⠀
https://www.instagram.com/p/BpN1ISKHYKk/
Alimentação do bebê
- De 0 a 12 meses: veja as 5 fases da alimentação que o seu bebê
- Por que NÃO dar mamadeira ao bebê? Este é o melhor jeito
- 7 alimentos para começar a dar para o seu bebê antes do 1º ano