Veja algumas brincadeiras clássicas que nunca saem de moda e estimulam o desenvolvimento da criançada. Aproveite para ensinar e brincar com seus filhos sempre que puder:
O pião foi trazido para Brasil pelos portugueses e logo se tornou popular por aqui. Estudos informam que o objeto tem sua origem na Antiguidade Clássica, sendo conhecido na Grécia como strombos e, em Roma, como turbo. O pião era um dos brinquedos de destreza utilizados pelas crianças na época.
Cabra-cega é uma brincadeira em que um dos participantes, com os olhos vendados, deve conseguir tocar em outro participante e adivinhar seu nome. Esse jogo veio da Europa, também trazido pelos portugueses. Mas a brincadeira já era feita entre os romanos no século III a.C. com o nome de musca aena. Em outros países, recebeu nomes diferentes: galinha-cega, na Espanha; vaca-cega, na Alemanha; blindman’s buff, nos Estados Unidos; e de colinmaillard, na França. No Brasil, também é denominado de pata-cega e cobra-cega, dependendo da região.
Brincar de boneca é um dos mais antigos e populares hábitos em todo o mundo. As bonecas reproduzem as formas humanas, predominantemente a feminina e a infantil, e são consideradas como um brinquedo que prepara para a maternidade.
As pipas também são muito antigas. Originárias da China, já eram bastante conhecidas pela Ásia inteira, quando o contato com os europeus as difundiram pelo resto do mundo. Quando for brincar com seu filho, não esqueça: brincadeira saudável é sem cerol!
A amarelinha já era jogada no Antigo Egito e existem muitas especulações a respeito de sua origem e significado. Alguns acreditam que o jogo era, assim como é hoje, utilizado simplesmente para distração. Mas outra história conta que, séculos atrás, as pessoas jogavam as contribuições para a Igreja nas escadarias. Desta forma, os visitantes tinham que pular as moedas para não pisá-las. O nome “amarelinha” vem do francês marelle.
O frescobol surgiu em 1945, na praia de Copacabana (Rio de Janeiro), e substituiu a peteca como jogo preferido dos freqüentadores de praia. O objetivo é manter a bola em movimento o maior tempo possível. É jogado por uma dupla e estimula o contato com o outro e a competitividade. Além disso, é uma ótima atividade física ao ar livre!
Quer saber mais sobre brincadeira e criança saudável? Acesse Ninho Soleil