É normal o cheiro do suor ficar mais forte durante a gestação?

Além de sofrer mais com inchaço, dificuldade para respirar e se movimentar, as grávidas também precisam se conformar com a ideia de que vão suar mais. São alterações hormonais, que podem aumentar a sudorese. Durante a gravidez, o fluxo sanguíneo e os níveis hormonais aumentam. Com isso, a temperatura do corpo sobe e o suor é produzido em mais quantidade para proporcionar seu resfriamento.

Leia também:
Cuidados para grávida aproveitar a praia
3 melhores posições para grávida dormir
8 posições sexuais para a gravidez

Por que isso acontece?

Para começar, é comum transpirar mais no início da gravidez e sentir ondas de calor durante o dia, além de suor noturno. Tudo porque durante a gestação o fluxo sanguíneo e os níveis hormonais aumentam. Com isso, a temperatura do corpo sobe e, como resposta, o suor é produzido pelo organismo para proporcionar o seu resfriamento.

O suor excessivo na gravidez e a transpiração noturna tendem a diminuir ao longo da gestação. Porém, as alterações hormonais no fim da gravidez podem fazer com que estes sintomas apareçam novamente.

Algumas mulheres também podem transpirar mais mesmo depois da gravidez, pois o corpo libera o excesso de líquido dessa vez para reequilibrar os níveis hormonais.

istock

Suor noturno e gravidez

Você sabia que o suor noturno pode ser um sinal de início de gravidez? O motivo é porque a parte do cérebro que controla a temperatura do corpo é afetada pela oscilação dos hormônios durante a gestação, fazendo com que a grávida transpire mais.

Como evitar cheiro forte

O cheiro do suor é causado pelo acúmulo de bactérias junto à transpiração nas axilas. Portanto, se você tem a sudorese aumentada, precisa redobrar a assepsia local.

Além dos cuidados básicos de higiene, é bom usar roupas leves, feitas de tecidos naturais, que facilitam a transpiração. Álcool, cafeína, alimentos picantes e nicotina são agravantes do odor de suor.