Eis a posição para dormir que toda mãe que amamenta deve evitar, segundo médica

Depois de não conseguir dormir por conta do barrigão do final da gravidez, as mamães também enfrentam problemas para dormir no pós-parto. Na verdade, as mulheres devem evitar dormir de barriga para baixo quando estão amamentando, pois isto pode bloquear os ductos do seio, causando a mastite.

O que é mastite?

A mastite é a inflamação da glândula mamária, que ocorre devido à obstrução de alguns ductos no seio. Até 10% das mamães desenvolvem mastite ao menos uma vez enquanto estão amamentando.

Quais são as causas?

A inflamação pode ter diversos fatores, como infecção gerada por vírus, fungos ou bactérias, rachadura no bico dos seios, leite empedrado, entre outros. Para a neonatologista da Pro Matre, Dra. Monica Carceles, o fato da mulher dormir de bruços também pode acabar fazendo com que algum ducto entupa.

Quais são os sintomas?

As mamães costumam sentir o seio endurecido, como se o leite estivesse “empedrado”, além de vermelhidão no local, dor, cansaço, calafrios e febres altas.

A ex-BBB Adriana Santana, que recentemente deu à luz Linda, sua segunda filha, chegou a postar em seu Instagram que teve mastite na amamentação, o que lhe causou febre e dor no corpo. Segundo a famosa, o motivo de sua inflamação foi ter dormido de bruços.

https://www.instagram.com/p/BeiFxDJD5tE/

Porém, para o mastologista Dr. Eduardo Camargo Millen, membro da comissão da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), as lactantes podem sim dormir desta forma, pois “não existe nenhuma relação entre patologistas e o fato da paciente deitar de bruços”.

Cuidados para aliviar e tratar a mastite:

  • Evite uso de sutiãs apertados;
  • Tenha uma alimentação saudável;
  • Se a mamãe sentir o seio empedrado, pode aplicar compressas de água morna, que ajudam a “dissolver” o leite;
  • Se o seio estiver duro por conta do leite e ainda não é a hora da mamada, a lactante pode tirar o leite com bombinhas;
  • Consulte um médico para indicação e orientação de melhor tratamento.

Amamentação: