Eles querem ser pais: As técnicas

ICSI (injeção intracitoplasmática de espermatozóides) – Esta técnica, iniciada em 1992 na Bélgica, é uma solução para homens com baixa contagem de espermatozóides, e também para os vasectomizados. “A ICSI é uma das técnicas mais utilizadas atualmente pelos serviços de reprodução humana. O processo se constitui em extrair um espermatozóide e injetá-lo diretamente no citoplasma do ovócito. A taxa de êxito é de 25 a 40%, por tentativa”, explica Dr. Nilo Frantz.

Nos casos de pacientes possuírem espermatozóides, mesmo em quantidade muito pequena, os mesmos são colhidos por masturbação. Já nos vasectomizados, a retirada é feita através de PESA ou TESE (leia abaixo). A ICSI torna desnecessária a cirurgia para a reversão da vasectomia, possibilitando que o casal permaneça protegido contra uma gravidez não planejada.

PESA (punção do epidídimo) – Dr. Raul Nakano, especialista em reprodução humana pelas universidades japonesas de Keio e Kanazawa, e médico da Ferticlin, em São Paulo, explica: “A PESA consiste na fixação manual do epidídimo, sendo que os espermatozóides são retirados por uma agulha de insulina, sob anestesia local. A fertilização é feita por ICSI”. É indicada em casos de vasectomia, azoospermias obstrutivas, obstrução traumática, congênitas e infecciosas, ausência de ejaculação por comprometimento medular em homens diabéticos, paraplégicos, tetraplégicos e com impotência sexual. A técnica é simples e não requer sedação.

MESA (Micro-Epididymal Sperm Aspiration) – É realizada para os mesmos casos que a PESA, sendo um pouco mais invasiva. “Requer incisão sobre a pele, seguida de microdissercção”, diz Dr. Raul Nakano.

Biópsia testicular TESA ou TESE (Testicular Sperm Extraction) – É a biópsia de testículo, com a retirada de um fragmento testicular. “Quando não são encontrados espermatozóides para realizar as técnicas PESA ou MESA, recorre-se a esta técnica. A TESA consiste na retirada de espermátides, células jovens precursoras do espermatozóide, do macerado testicular”, explica Dr. Raul Nakano. É realizada anestesia local.

Fertilização in vitro (FIV): Homens com alterações espermáticas moderadas podem ser tratados com a FIV convencional. Leia mais sobre a técnica.

Inseminação artificial: Indicado para casos de distúrbios do sêmen. Leia mais.