Esposa de Mateus exalta a parceria em fotos de parto natural: “Ele foi quase uma doula”

por | nov 4, 2019 | Gravidez e bebês

Mateus Liduário, da dupla sertaneja com Jorge, se tornou papai pela segunda vez em 23 de outubro. Poucos dias depois do nascimento da pequena Flor, sua esposa, Marcella Barra, abriu o álbum de fotos do parto natural e relatou sua experiência através de um texto tocante que traduz a dor e a felicidade deste momento único na vida da mulher. Veja detalhes:

Relato de parto natural

Em seu perfil no Instagram, Marcella compartilhou uma sequência de fotos que mostram o trabalho de parto e o exato momento do nascimento da bebê e, na legenda dos cliques, ela traduziu em palavras este momento intenso de dor, mas de muita alegria.

A primeira publicação mostra a mamãe durante o trabalho de parto, em uma banheira, enquanto na segunda ela já aparece agachada em um banquinho enquanto faz força para a garotinha vir ao mundo. Marcella optou por um parto natural, o qual ocorreu em um hospital já que ela teve crise de asma durante a gestação e se sentiu mais confortável em dar à luz diante de uma estrutura médica.

“Minha vontade desta vez era experienciar um parto o mais natural possível, então não queria induzir, não queria analgesia, queria ficar livre para sentir as dores na posição que me fosse mais confortável, queria fazer no quarto, enfim, queria viver a experiência por completo”, conta.

A mulher do cantor diz que a princípio estimulou as contrações de diversas maneiras, com dança e alongamentos, por exemplo, mas que elas demoraram para chegar de fato. Diante disso, ela recorreu à acupuntura e apostou em uma espécie de meditação, logo as contrações iniciaram com muita intensidade. No início vinham a cada cinco minutos, passando rapidamente para um intervalo de apenas um minuto e meio.

“Estava intenso demais e eu sabia que não ia aguentar por muito tempo. Não podia demorar. Não me dava trégua. Nos primeiros 30 minutos conseguia controlar minha mente, a respiração e concentrar na dor. Entender que o que estava sentindo era pra trazer minha filha ao mundo. Depois disso, perdi os sentidos, perdi a força, comecei a pedir anestesia, cesárea, comecei a pedir pra desistir. Não deixava fazer o toque. Já não entendia por que tinha escolhido passar por aquilo. E prometia pra mim que seria o último parto”, afirma Marcella.

O sertanejo incentivou sua esposa a continuar, sempre dando forças para que ela não desistisse, afinal, sabia que mesmo diante de tanta dor ela havia sonhado com o parto natural.

“Mateus me ajudava dizendo para respirar fundo, para aguentar mais um pouco sem anestesia (ele sabia que era o que eu queria). Ele foi quase uma doula pra mim. Foi a força que eu já não achava mais em mim. Foi proteção e força”, diz.

Diante da dor intensa, Marcella chegou a pedir pela analgesia, entretanto, a pequena Flor veio ao mundo antes disso. A mamãe agachou em um banquinho, fez duas forças, e após 45 minutos a garotinha nasceu e teve o cordão umbilical cortado pelo pai.

“Comecei a puxar meu cabelo, apertar minha cabeça e parar de responder a Dra. Gabi. Implorei pela analgesia. Mas para fazê-la teria que sair do quarto. Como já não estava raciocinando, eu topei. Não pensei que estava desistindo. Não conseguia pensar em nada, só queria me livrar da dor (…) Não deu tempo e não foi por acaso. Única coisa que consegui foi deixar a médica ouvir os batimentos da Florzinha. Estava tudo bem. Comecei a fazer força. Vai nascer. Fica na posição que você quer que ela nasça”, relata.

Seguindo os preceitos do parto humanizado, a bebê foi direto para os braços da mamãe e já começou a mamar em seus primeiros instantes de vida. Segundo Marcella, neste momento ainda sentia dor e muito cansaço, entretanto, a felicidade de ter a sua filha junto à ela era maior do que qualquer coisa.

A última foto da sequência publicada pela esposa de Mateus em seu perfil no Instagram já mostra a família reunida ao lado da médica.

“Confesso que a dor ficou uns dias na minha cabeça. Fiquei um pouco traumatizada com a intensidade de tudo. Foi mais intenso e mais rápido que o primeiro parto. Durou cerca de 45 minutos. Mas pareceu uma madrugada inteira. Foi tudo do jeito que eu e Flor queríamos. Foi tudo do jeito que tinha que ser”, diz Marcella.

Relatos de parto emocionantes