Este exame (pouco conhecido) da 9º semana detecta o tipo de gravidez de gêmeos

Engravidar de gêmeos costuma ser uma surpresa e tanto para muitas mulheres. Para além da emoção da dobradinha, carregar dois bebês dentro do útero não é uma tarefa simples, isto significa também ter o dobro de atenção e cuidados.

Pensando nisso, seria interessante se os pais conseguissem descobrir o mais cedo possível se terão dois filhos ao mesmo tempo ao invés de um. E agora eles podem!

Exame identifica gravidez gemelar

O geneticista Ciro Martinhago, da clínica Chromosome, trouxe para o Brasil um teste genético que é capaz de detectar logo a partir da 9ª semana não apenas se a mulher está grávida de gêmeos, mas também qual tipo de gravidez gemelar é – se univitelina ou bivitelina. A precisão do teste é de 99,9% e é o único que tem esta capacidade.

Benefícios do teste

Isto é um avanço importantíssimo para especialistas brasileiros, já que na gravidez de gêmeos univitelinos – quando um óvulo fecundado se divide em dois, originando crianças idênticas – há mais riscos envolvidos, especialmente quando os bebês dividem a mesma placenta.

O conhecimento prévio desta situação pode ajudar a mãe e seu obstetra a tomarem as precauções necessárias e observar com ainda mais o desenvolvimento da gestação.

Como é feito?

Além de ser um teste revolucionário, ele é pouco invasivo, usando apenas uma amostra de sangue da mãe para fazer a análise genética baseada em SNP (polimorfismo de nucleotídeo único), que é muito específica e eficaz.

Por isso, é possível identificar também qual o sexo de cada bebê, além de alterações no DNA, detectando doenças e síndromes com uma antecedência maior que qualquer outro tipo de exame.

Esta tecnologia, que é recente também no exterior, foi desenvolvida pela empresa americana Natera e o teste está disponível no Brasil por cerca de R$ 3 mil. O resultado sai em 10 dias.

Celebridade e seus filhos