Gravidez não é doença, o que significa que, salvo existam contraindicações, a gestante pode e deve fazer exercícios durante todos os nove meses e, inclusive, no trabalho de parto. No entanto, existem atividades físicas ideais para cada fase da gestação. Veja a seguir quais são e porque elas são tão boas.
Leia também
Benefícios das atividades físicas durante a gestação
Celebridades que não abandonam os exercícios nem durante a gravidez
Pilates alivia dores e ajuda na hora do parto
Exercícios para grávida
Primeiro trimestre de gestação

Os primeiros três meses de gravidez costumam ser cheios de cansaço, náuseas, sem falar no receio de que qualquer movimento mais ousado machuque o bebê. Além disso, as alterações hormonais são sentidas pela mamãe e podem deixá-la instável emocionalmente. Os exercícios serão grandes aliados para reduzir desconfortos e ajudar a criar uma nova consciência corporal.
Melhores exercícios
Para as gestantes que não se exercitavam antes da gravidez, o ideal é começar com exercícios leves, como uma caminhada tranquila, por exemplo. A yoga pré-natal pode ser uma grande aliada, pois além de ser uma espécie de meditação, que ajuda a restaurar o equilíbrio emocional, também auxilia na criação da consciência corporal.
Para as futuras mães que já são fisicamente ativas, não há problema nenhum em continuar as atividades praticadas anteriormente, mas é interessante evitar exercícios que posam eventualmente causar impactos na barriga, como andar de bicicleta ou skate, por exemplo.
Segundo trimestre de gestação
Passados os enjoos do começo da gestação, a energia e vontade de se exercitar tendem a aumentar. Mas, em contrapartida, o equilíbrio passa a ser menor em função do crescimento da barriga.
Evite exercícios de muito impacto, como a corrida, pois suas articulações estarão menos firmes em função de algumas substâncias que passam a ser liberadas para dilatar os ossos da bacia durante o parto. A circulação, por sua vez, começa a ser prejudicada pela compressão de alguns vasos pelo peso do bebê, por isso, evite atividades que tenham bruscas mudanças de postura, como danças muito rápidas, o que pode causar tontura e até desmaio.
Melhores exercícios
Respeitando as limitações citadas acima, você pode fazer os exercícios que mais gostar, mas sem ultrapassar a intensidade em que você se sente confortável.Sempre que possível, prefira exercícios que você pode fazer sentada.
Terceiro semestre de gestação

Nessa fase a mulher costuma ficar mais pesada e as pernas tendem a ficar mais afastadas. Os exercícios podem ser mais cansativos, mas ainda devem ser feitos, sempre dentro de seus limites. Caso você faça caminhadas em esteiras, certifique-se de ela seja bem larga e acomode bem seus pés, que agora estão mais afastados em função do peso suportado pela pelve.
Melhores exercícios
Exercícios que estimulem a circulação e diminuam o inchaço são ótimos. Uma opção é a hidroginástica. A água atua fazendo uma massagem no sistema linfático, combatendo a retenção de líquidos, e o peso a mais é aliviado, permitindo que a gestante se sinta mais leve e ágil.
Outro cuidado é preparar a pelve para o parto. Sentar em uma bola suíça, fazendo movimentos circulares e para trás e para frente, ajudará a garantir mobilidade pélvica para o momento do nascimento. Alongamentos leves também são bem-vindos.