Após o parto, as mulheres enfrentam muitas mudanças no corpo, e devem ficar sempre atentas aos sinais, já que, em alguns casos, podem significar algo mais sério, como foi o caso de Serena Williams. Um dia após o parto, a tenista teve um quadro de falta de ar, que mais tarde foi diagnosticado como embolia pulmonar.
Mas o que é embolia pulmonar?
A embolia pulmonar ocorre a partir de uma trombose, que é quando uma ou mais artérias são bloqueadas por um coágulo de sangue (trombo). Em alguns casos, esse trombo acaba “andando” pelas artérias e pode chegar aos pulmões, causando falta de ar e dor forte no peito. O acometimento pode ser fatal.
Embolia pulmonar no pós-parto
Quem já teve trombose antes de engravidar, geralmente recebe a recomendação médica de tomar anticoagulante durante a gestação, pois as mudanças de hormônios e a diminuição da velocidade do fluxo de sangue por causa do útero que cresce podem causar um novo coágulo. Já quem nunca teve, deve ficar alerta aos sinais no pós-parto, que são, como dito, falta de ar e dor no peito.
Há tratamento?
Sim. Geralmente quem tem trombose ou embolia trata com o uso de anticoagulantes ou trombolíticos, que ajudam a dissolver os coágulos formados no sangue. Em alguns casos, pode haver a necessidade de realizar uma cirurgia, para remover o coágulo, e internação.
Entenda mais sobre embolia pulmonar e trombose:
- Trombose: sintomas, fatores de risco e tratamentos
- Saiba identificar os primeiros sintomas de coágulos sanguíneos
- Pílula pode causar trombose? Médico responde!