A febre em bebês e recém-nascidos pode estar relacionada com doenças, reações a infecções ou medicamentos, e a outros quadros que são comuns nesta fase, como o nascimento dos primeiros dentinhos. De acordo com a pediatra Ligia Maria Comerlatti, a temperatura a partir dos 38º C já é constatada febre em bebês. Até os 38,5º C o estado febril é considerado baixo, acima disso é caracterizada a febre alta.
Teste se é febre ou exagero de roupa
Há, no entanto, alguns pais que confundem o estado febril baixo com o calor devido ao exagero na quantidade de roupas e cobertinhas no bebê. Esse excesso de camadas, junto com o sintoma de irritabilidade, cria uma febre momentânea devido à regulagem da temperatura corporal.
Por isso, antes de confirmar o diagnóstico da febre, faça um teste rápido para medir a temperatura do bebê. Descarte a possibilidade da febre, ao diminuir uma camada de vestes da criança.
Aguarde, pelo menos, meia hora antes de medir a temperatura novamente. Caso não tenha baixado, experimente ainda a técnica de dar um banho morno e refrescante no bebê. Depois, meça a febre de novo antes de procurar a recomendação médica.
Outras doenças que dão febre
- Com o aumento de casos de febre amarela: Como é a vacina?
- Podem existir novos sintomas de zika vírus em bebês: Veja quais
- Verminoses na infância: Conheça sintomas, causas e tratamento