Em razão da maior autonomia financeira da mulher e da crescente valorização da carreira profissional, existe, hoje, uma tendência que os planos de ter filhos fiquem para mais tarde. Entretanto, as mulheres que desejam ser mãe precisam levar em consideração a passagem dos anos: depois dos 30, as chances de engravidar reduzem sensivelmente.
Leia também:
Existe limite de idade para tratamentos de fertilidade?
Rotina ideal para consegur engravidar
10 sinais que indicam se a mulher ter problemas de fertilidade
fertilidade-depois-dos-30.jpg
fertilidade-depois-dos-30.jpg
Até que idade posso engravidar?
A mulher nasce com um número pré-estabelecido de óvulos – cerca de um ou dois milhões, mas apenas 500 amadurecem e podem ser fecundados. “O período fértil feminino termina por volta dos 45 ou 50 anos, mas quando a mulher chega aos 30, a reserva de óvulos diminui significantemente; aos 35 anos, ela já terá utilizado 90% da reserva. Após os 40, esse número diminui mais ainda, podendo chegar a apenas 3%”, explica o ginecologista Dr. Joji Ueno.
fertilidade-depois-dos-30-2.jpg
fertilidade-depois-dos-30-2.jpg
Como saber se sou fértil?
O ginecologista ressalta que, para medir a fertilidade, é preciso consultar um médico especialista em reprodução humana, que irá avaliar a produção hormonal e a saúde dos órgãos reprodutores femininos – trompas, útero e ovários. “Um dos exames mais conhecidos é o teste que mede o hormônio folículo-estimulante (FSH) para indicar se houve diminuição da produção de óvulos”, pontua.
Além disso, é possível é possível realizar também uma ultrassonografia pélvica para acompanhar a quantidade de folículos que se desenvolvem cada ovário. “Esses exames não determinam os anos férteis que a mulher tem, mas oferecem um panorama de sua fertilidade”, ressalta o Dr. Joji.