null: nullpx
dicas-Mulher

Ficar muito tempo sentada ou em pé aumenta o inchaço na gravidez: o que fazer?

Publicado 22 Fev 2017 – 04:30 AM EST | Atualizado 14 Mar 2018 – 09:30 AM EDT
Reações
Compartilhar

Nos dias quentes, o inchaço dos pés e pernas das gestantes tende a ser pior, porque o calor provoca a dilatação dos vasos sanguíneos. Com isso, o sangue passa a circular mais devagar, fazendo com que o corpo retenha mais líquidos que nos outros dias. Porém, ainda assim, hábitos como ficar muito tempo em pé ou sentada podem piorar ainda mais a retenção de líquidos no corpo da mulher grávida. Veja como contornar o problema a seguir.

Dicas para reduzir inchaço na gestação

Se possível, para estimular o metabolismo e a circulação não fique parada muito tempo na mesma posição. Evite ficar muito tempo em pé, pois isso pode fazer com que as pernas retenham mais líquido e fiquem ainda mais inchadas.

Caso você precise realizar atividades como trabalhar em pé ou enfrentar tarefas em que tenha que ficar muito tempo em pé, tente se sentar, pelo menos, a cada hora por alguns minutos e realize movimentos dos pés enquanto estiver sentada. Dessa forma, você pode ajudar a melhorar a circulação.

Em oposição, ficar sentada com os pés no chão por muitas horas ou com as pernas cruzadas também dificulta a circulação dos membros inferiores. Procure se sentar elevando os pés e tente movimentá-los periodicamente ao redor dos tornozelos para estimular o fluxo sanguíneo.

Veja curiosidades sobre gravidez

Reações
Compartilhar

Mais conteúdo de interesse