Pedro Scooby e Cintia Dicker passaram por alguns momentos difíceis por conta da saúde da filha, Aurora, nascida em 26 de dezembro.
O quadro de saúde, caracterizado por uma anomalia gastrointestinal congênita, levou a recém-nascida a fazer três cirurgias que, felizmente, foram um sucesso. Entenda mais sobre a condição!
Quadro de saúde da filha de Pedro Scooby e Cintia Dicker
https://www.instagram.com/p/CnPhxDeOzn-/
Como relatou à revista Vogue, Cintia Dicker descobriu com 12 semanas de gestação que sua bebê tinha gastrosquise após um exame morfológico. Ela foi, então, informada que, para a segurança da filha, o parto deveria ser feito entre 37 e 38 semanas de gestação através de uma cesárea, e que assim que chegasse ao mundo, a recém-nascida precisaria ser operada.
Assim, logo após o parto, Aurora foi submetida à cirurgia para correção do quadro e passou 16 dias na UTI, onde nos primeiros cinco foi alimentada apenas com soro.
Durante o período de internação, a filha de Cintia e Scooby precisou passar por três procedimentos cirúrgicos que foram um sucesso.
Em 10 de janeiro, finalmente, Aurora recebeu alta médica e o casal conseguiu levar a pequena para casa.
O que é gastrosquise
De acordo com o centro médico acadêmico Cleveland Clinic, dos Estados Unidos, a gastrosquise é um quadro congênito no qual o estômago, intestino grosso ou intestino delgado sai do corpo do bebê por um pequeno orifício próximo ao umbigo durante a gestação, porque a parede abdominal não se formou corretamente.
A condição segundo a instituição de saúde, ocorre no começo da gravidez e ainda não tem uma causa conhecida. Por esse motivo, ela pode acontecer com qualquer bebê.
Vale ressaltar que o diagnóstico da gastrosquise pode ser feito tanto durante a gravidez quanto após o nascimento do bebê.
No primeiro caso, é possível descobrir o quadro entre a 18ª e 20ª semana, através de exames pré-natais de rotina, como ultrassom e exame de sangue, por exemplo.
Diante do diagnóstico positivo para a condição, só é possível iniciar o tratamento após o parto, através de uma cirurgia para colocar os órgãos do bebê de volta para a posição correta dentro do corpo.
O prognóstico para bebês que passaram por gastrosquise é positivo. Ainda de acordo com a Cleveland Clinic, as chances de que a criança cresça e se desenvolva normalmente são grandes, mas há possibilidade de mais tarde na vida ocorrerem complicações como estreitamento do intestino, por exemplo.