Um caso de gêmeos com tons de pele diferente chamou a atenção na Inglaterra. Bobby e Riley nasceram em 2011 e eram bem parecidos, mas, à medida em que foram crescendo, os olhos de um se tornaram azuis e sua pele se manteve clara, enquanto o outro manteve os olhos escuros e ficou com a pele também mais escura. Eles são filhos de mãe branca e pai mestiço, segundo informações do jornal inglês Metro.
Leia também:
Quero engravidar de gêmeos. Existe algum método?
Gestação de gêmeos pede cuidados especiais
Filhos gêmeos: dicas de cuidados na gravidez e na criação dos bebês
“Pais de cores diferentes, podem ter gêmeos de cores diferentes também. Isso ocorre em casos de gêmeos bivitelinos, ou seja, gêmeos não idênticos. A frequência é bem pequena, cerca de 1 em cada 1 milhão das gestações gemelares, mas pode acontecer”, afirma a ginecologista e obstetra Heloisa Brudniewski.

Gravidez de gêmeos
Ela explica que a gestação de gêmeos bivitelinos – ou seja, quando a mulher libera dois óvulos simultaneamente e os dois são fecundados na mesma relação por dois espermatozoides – funciona como gestação de dois irmãos não gêmeos, mas que ocuparam o útero durante o mesmo período e nasceram ao mesmo tempo. Por isso terão características diferentes. Nesses casos é possível que os pais de cores diferentes tenham gêmeos de cores diferentes também.

Já no caso de gêmeos univitelinos, que são idênticos, um único óvulo é fecundado por um único espermatozoide e ocorre uma divisão de células, fazendo com que tenham mesmo genoma, portanto as mesmas características genéticas, impossibilitando que tenham cores diferentes.
Mudanças na pele, cabelo e olhos do bebê
Ainda segundo a médica, é comum em gêmeos bivitelinos que eles nasçam parecidos e fiquem diferentes à medida que crescem. “Eles não são geneticamente iguais, apenas nasceram no mesmo momento e, como a maioria dos irmãos não gêmeos, podem ser parecidos, mas terão muitas características diferentes que vão se evidenciando ao longo do tempo”, diz.
No caso dos meninos ingleses, a mãe das crianças disse que muita gente fica na dúvida se são mesmo gêmeos. “Parece um milagre e, embora seja raro, nós estamos muito encantados com nossos meninos”, disse a mãe, Abigail Tongue.