A gestação anuncia inúmeras mudanças na rotina das mulheres e, junto a essas mudanças, está uma lista de restrições alimentares. Isso porque nem todos os ingredientes que faziam parte do cardápio antes da gravidez são inofensivos para o desenvolvimento do bebê e, por isso, é bem importante estar atenta ao que é ingerido.
Diante disso, uma dúvida constante das gestantes diz respeito à possibilidade de comer sushi durante a gestação.
Grávida pode comer sushi?
De acordo com a nutricionista Andreia Friques, grávidas não devem comer sushi e nem sashimi enquanto estiverem grávidas. A especialista explica que, ao contrário do que muita gente acredita, o perigo não está na toxoplasmose, infecção por um parasita comum encontrado em alimentos contaminados, mas sim na difilobotríase, doença que pode ser adquirida pelo consumo de peixe cru – como sushi ou sashimi.
Os riscos, no entanto, não se estendem para outros pratos bem cozidos, assados ou fritos, desde que as condições de higiene do estabelecimento sejam satisfatórias.
O que é difilobotríase?
A difilobotríase é uma doença causada pelo parasita Diphyllobothrium, transmitido por meio da ingestão de peixes crus, mal cozidos ou defumados por processos caseiros. Também conhecida como a doença da “tênia do peixe”, este parasita pode atingir até 10 metros de comprimento no intestino humano.
Na maioria das vezes, este problema é assintomático, mas pode gerar desconforto abdominal, gases, náuseas, vômitos, diarreia intermitente e, nos casos mais graves, até mesmo carência em vitaminas do tipo B12, quadros que afetam a saúde da gestação.
Cuidados na gravidez
- Dieta rica na gravidez fornece saúde ao bebê
- Grávida deve evitar café. Veja como se alimentar
- 10 melhores alimentos para gravidez saudável