Gravidez com DIU

Por Ana Flora Toledo

Do Bolsa de Bebê

É possível engravidar mesmo usando DIU. Apesar disso, segundo a ginecologista Dra. Daniela Gouveia, esse método é, sim, eficaz e não deve ser abandonado. De acordo com a médica, o problema só acontece caso o Dispositivo Intra-Uterino tenha um determinado formato ou não seja acompanhado por um especialista com a frequência que deve.

Leia também

Até quantos dias é normal a menstruação atrasar?

Quem pode engravidar de gêmeos?

Mioma: o que é, sintomas e tratamento

“Os casos de mulheres que engravidam com o DIU, geralmente, acontecem com aquelas que não seguem a recomendação do seu acompanhamento, que deve ser a cada seis meses. Existem tamanhos diferentes  e isso também deve ser visto antes da colocação, para uma melhor eficácia do método”, garante a especialista do Femme Laboratório da Mulher.

DIU é seguro para evitar gravidez?

Segundo a médica, a eficácia dos DIUs chega a 99% e o método é considerado muito seguro. “O problema somente acontece com os DIUs de cobre, e em geral com o ‘T de Cobre’ (mais barato). O T é o formato do DIU que não consegue preencher totalmente a cavidade, se deslocando de forma mais fácil, deixando parte do endométrio (parte interna do útero) exposta, podendo assim ter implantação”, explica. “O DIU de cobre mais utilizado e seguro é o que tem ramificações laterais flexíveis, que se encaixam melhor dentro do útero”.

Engravidei com o DIU, e agora?

Caso a mulher engravide, o DIU pode causar aborto, romper a bolsa com o líquido amniótico precocemente, atrapalhar o crescimento do bebê, ou simplesmente pode não acontecer nada. Mas, para evitar os riscos, a recomendação é de que o DIU seja retirado o quanto antes. “Deve ser retirado pela vagina e guiado pelo ultrassom”, orienta Dra. Daniela.

O DIU só não deve ser retirado caso ofereça risco de aborto. “Se o DIU estiver acima da gestação, ou seja, o embrião perto da saída do colo do útero e o DIU longe, evita-se a retirada, pois puxando o DIU, pode-se levar o saco gestacional junto para fora do útero”. Nesses casos, o dispositivo não incomoda durante a gestação, mas pode atrapalhar o crescimento do bebê. Ele é retirado no parto.

Dicas para usar DIU da maneira certa

  • É preciso colocar o DIU correto para o tamanho do seu útero. A medida do comprimento do seu útero deve ser feita pelo médico entes da colocação, com um aparelhinho chamado histerômetro.
  • Faça acompanhamento ginecológico, com exames e ultrassonografia a cada seis meses.
  • Se tiver qualquer tipo de infecção vaginal, procure o médico.
  • Pode usar, é seguro e utilizado por muitas mulheres em todo o mundo.