No começo da gravidez, é comum ocorrer alguns sangramentos vaginais que podem ser confundidos com menstruação. Para evitar surpresas, a mulher deve ficar atenta aos sinais.
Em primeiro lugar, é preciso deixar claro que mulheres grávidas não menstruam. O que ocorre é outro tipo de sangramento, que pode ter várias causas.
Sangramento na gravidez é normal?
O sangramento vaginal nos primeiros três meses de gestação é considerado normal e pode ser causado pela fixação do óvulo fecundado na parede uterina ou até por alterações hormonais. É esta secreção que costuma ser confundido com a menstruação, por causa da tonalidade e textura.
Em qualquer caso, ao perceber sangramento fora do comum, a mulher deve procurar um médico. Esta secreção pode ter outras causas mais graves, como descolamento de placenta, ameaça de aborto e gravidez ectópica.
Menstruação ou gravidez?
Para diferenciar a menstruação de um sangramento típico dos primeiros meses de gravidez, a mulher deve observar estes detalhes:
1. Cor do sangue
Se o sangue estiver mais escuro do que o normal, pode ser sinal de um sangramento antigo, que pode ter acontecido no momento da implantação do óvulo, mas demorou para ser expelido.
Segundo o ginecologista e obstetra Antonio Paulo Stockler, qualquer sangramento que não consegue se exteriorizar pode ficar escuro e acabar saindo a qualquer momento.
2. Fluxo menor
Se a menstruação atrasou e de repente vem um pequeno sangramento, é motivo para ficar atenta. A implantação do ovo na parede do útero costuma gerar um corrimento discreto, em volume menor que o esperado.
3. Periodicidade diferente
A menstruação costuma acontecer dentro de um período, e com uma duração determinada. Isso pode variar de mês para mês, mas se o sangramento veio totalmente de surpresa e durou menos tempo que o normal, pode ser gravidez.
4. Sintomas de gravidez
Se, além de tudo isso, você ainda estiver sentindo os sintomas clássicos da gravidez, como dor e inchaço nas mamas, enjoos, tontura e aumento na salivação,a recomendação é passar na farmácia para comprar um exame para confirmar a gestação.