Há 3 tipos de carne que grávidas NÃO devem comer desde o começo da gestação

A gestação é um período repleto de novidades e, com elas, também são anunciadas algumas restrições para preservar a saúde da mamãe e também do serzinho que está se formando.

Conforme a https://www.instagram.com/p/BrsC00ngYZv/” target=”_blank”>nutricionista Andreia Friques, bebidas alcoólicas, bebidas estimulantes e alimentos com muito sódio são alguns exemplos do que as grávidas devem passar longe. Mas não pára por aí, conforme a profissional alguns tipos de carnes também entram para lista do que as gestantes devem evitar.

Consumo de carne na gestação

Muitas mulheres encaram a proteína como parte indispensável do cardápio, especialmente durante a gestação. De fato, o consumo de carnes é importante durante a gravidez porque geralmente são fontes ricas em ferro e proteínas, que ajudam a prevenir anemia e a reconstituir os tecidos do corpo.

Entretanto, não são todas as carnes que são nutritivas e, algumas delas, podem fazer mais mal do que bem à saúde. De acordo com a nutricionista, três delas devem ser abolidas das refeições de grávidas.

Carnes que devem ser evitadas na gestação

  1. Carne crua
  2. Carne mal passada
  3. Carnes embutidas

Todos esses três tipos de carne devem ser evitadas durante a gestação pelo mesmo motivo: podem conter micro-organismos e parasitas prejudiciais à saúde. Por meio do consumo desses tipos de carne pode ser transmitida a toxoplasmose, que pode causar malformação no feto e aborto nos primeiros meses. Outra preocupação é a salmonelose, infecção alimentar causada pela bactéria salmonela, também presentes em alimentos crus ou mal cozidos contaminados. A doença causa febre, diarreia, cólicas abdominais e vômito e, em gestantes, pode evoluir para um quadro grave e até causar a morte se não houver tratamento.

Vale ressaltar que, como durante a gravidez o sistema imunológico fica mais debilitado e, portanto é relativamente mais fácil que doenças que à princípio não representariam grandes riscos se desenvolvam para um quadro mais grave.

Por isso é importante tomar cuidado principalmente com a higiene dos alimentos e evitar os itens mais propícios a contaminações.

https://www.instagram.com/p/BrsC00ngYZv/

Cuidados na gestação