Importância do zinco para grávidas e bebês

por | jun 30, 2016 | Gravidez e bebês

Mariana Bueno

Do Bolsa de Bebê

O zinco é um nutriente importante para o desenvolvimento infantil desde a fase fetal, pois promove a formação do sistema nervoso, circulatório ,dos órgãos e atua no metabolismo. Por isso, deve estar presente na  alimentação da gestante e também do bebê.

Leia também:

Desnutrição na gravidez compromete o bebê

10 superalimentos que ajudam no desenvolvimento infantil

Alimentação pode influenciar na fertilidade

Benefícios do zinco na gestação

“Se tiver uma  dieta insuficiente em zinco durante a gestação, poderá haver comprometimento do desenvolvimento do feto”, explica a nutricionista Renata Esteves, gerente de nutrição da Clínica da Primeira Idade, no Rio de Janeiro.

Benefícios do zinco para crianças

Para as crianças, ela diz que a recomendação nutricional varia de acordo com o estágio de desenvolvimento do organismo e com o sexo. “Deve haver uma dieta equilibrada composta dos alimentos fontes e o consumo deve ser diário, respeitando a demanda de cada faixa etária”, diz.

Importância do zinco na alimentação

Entre os  benefícios do zinco para o bebê estão a manutenção do sistema imunológico, cicatrização,  maturação sexual , melhora do paladar e do processo digestório e crescimento.

A falta de zinco no organismo pode causar diminuição da percepção gustativa, perda de apetite, atraso do crescimento, alterações da pele e depressão do sistema imune, o que facilita o aparecimento de doenças, distúrbios de atenção, perda de memória.

“Atraso no crescimento, perda de apetite, infecções de repetição, falta de memória, atraso no desenvolvimento sexual, queda de cabelo são alguns sintomas que os pais devem ficar atentos, pois podem significar que está faltando zinco no organismo da criança”, alerta a nutricionista.

Alimentos fontes de zinco

O zinco é encontrado em maior quantidade nas ostras e carne vermelha. Outras fontes de zinco são os ovos, a carne de frango, o leite e derivados, as frutas oleaginosas como as amêndoas,  cereais integrais, legumes e verduras como: abóbora, acelga, alface, agrião, batata, batata-doce, beterraba, brócolis, cebola, cenoura, cogumelo, couve e couve-flor.

Veja algumas dicas para cuidar do corpo durante a gravidez: