Impressão de ultrassom 3D: como funciona?

O ultrassom é um dos momentos mais esperados pelas gestantes, pois é o momento em que poderão ver o bebê em formação dentro da barriga. Com o desenvolvimento de novas tecnologias, o exame vem se tornando cada vez mais moderno. É o caso da  ultrassonografia 3D, que reúne técnicas de ultrassom e ressonância magnética, e elabora de arquivos tridimensionais, vídeos e impressões físicas em 3D.

Leia também:
Ultrassom gestacional: 10 dúvidas sobre o exame
Chocolate faz bebê se mexer? Ultrassom transvaginal é perigoso? Mitos e verdades
Ultrassom 4D mostra imagens precisas do bebê em tempo real

O ginecologista Heron Werner, especialista em Medicina Fetal do Alta Excelência Diagnóstica, é um dos idealizadores do projeto de  impressão do feto em 3D e explica que os arquivos podem ser impressos em resina por meios de softwares de modelagem ou outras tecnologias de obtenção de imagens.

Quando fazer ultrassonografia 3D

O ideal, segundo o médico, é que o exame seja realizado entre a 24ª e 28ª semana de gestação, quando ainda há espaço razoável para a  movimentação do bebê dentro do útero. O método, que antes era utilizado somente em pesquisas médicas, está disponível para o público e se tornou uma alternativa para que mães com deficiência visual possam acompanhar de forma mais real o desenvolvimento da gravidez. Ao final do exame, a gestante recebe o molde do bebê e pode tocá-lo, sentindo seu formato e passando pela mesma emoção de todas as mães.

A fisioterapeuta Ana Paula Silveira, mãe do pequeno Davi Lucas, de 1 ano, é deficiente visual e viveu essa experiência. Como o pai da criança também é deficiente visual, no início eles tiverem medo que o filho também nascesse com a doença congênita. “Além disso, havia a insegurança sobre como cuidar, pois sendo deficientes visuais as coisas seriam mais complicadas para nós”, conta. Mesmo com o médico descrevendo como era o bebê, ela diz que para eles era como se ainda faltava alguma coisa. “A partir do momento que tocamos os bonequinhos, tivemos a sensação de como era tudo aquilo que eles estavam nos descrevendo. Foi uma emoção e uma alegria enormes”, diz.

Impressão de utrassonografia 3D: quanto custa?

A impressão do “boneco” é realizada com o apoio do Instituto Nacional de Tecnologia do Rio de Janeiro, por uma equipe multidisciplinar que desenvolve projetos e pesquisas nas áreas de modelagem tridimensional física e virtual. O  preço da ultrassonografia 3D é cerca de R$ 2.500,00. Para deficientes visuais, o médico realiza como cortesia.

Além de ajudar na identificação de problemas relacionados à má formação fetal, o exame ajuda também nos casos em que o bebê precisa de cirurgia ainda dentro da barriga, pois possibilita um melhor planejamento. “Isso vale não somente para as gestantes com deficiência visual, mas para todas elas”, finaliza o médico. Veja algumas fotos na galeria:

Bebê impresso através da ultrassonografia 3D

Rostinho do bebê a cada semana

Modelo do bebê que pode ser impresso

Mais um modelo de como a impressão é feita

Bonecos em 3D de bebês gêmeos