Incontinência urinária após gravidez: como prevenir com ioga

incontinência urinária na gravidez e após o parto é um dos problemas mais comuns enfrentados pelas gestantes e acontece devido ao enfraquecimento do assoalho pélvico, músculos que sustentam o útero, os intestinos e a bexiga. Para evitar que isso aconteça, a prática de alguns movimentos da ioga são recomendados.

Leia também:
Aula de ioga para grávidas: 12 benefícios que vão te convencer
Incontinência urinária ou fecal é normal na gravidez?
Conheça os exercícios que as grávidas podem fazer

“Calcula-se que metade das mulheres que tiveram filhos sofre em maior ou menor grau de fraqueza do assoalho pélvico e experimentam desconforto quando riem, tossem, espirram ou levantam algum peso”, diz a professora de ioga Kali Ananda, da academia Fit Premium. Ela explica ainda que a progesterona, um dos hormônios da gravidez, atua preparando o corpo para o parto e, por isso, afrouxa as articulações e ligamentos, como os músculos do assoalho da pélvis.

Exercícios para evitar incontinência urinária

A recomendação é que os movimentos sejam praticados antes, durante e depois da gravidez. “Esta parte do corpo é de vital importância durante a gestação, pois é ela que sustenta todo o peso da gravidez e é por onde o bebê vai nascer. Por isso deve ser bem trabalhada para se estender e permitir a passagem do bebê, evitando muitas vezes o rompimento do períneo e a necessidade de corte cirúrgico”, afirma.

Um dos exercícios para prevenir incontinência urinária mais recomendados é o chamado Mula Bandha, que pode ser feito até mesmo em casa, desde que haja previamente uma orientação profissional. “É uma compressão do assoalho pélvico. Contrai-se esfíncteres e região do períneo, fortalecendo a musculatura”, explica. O ideal é que a prática seja diária.