https://www.instagram.com/p/BiutWdTlF90/
Ivete Sangalo revelou algumas das táticas que usa na criação das filhas gêmeas, Helena e Marina, de sete meses. A cantora, que concilia sua carreira com a criação dos filhos (ela também é mãe de Marcelo, de 8 anos), não economiza atenção e cuidado para as bebês.
Uma das técnicas que a mamãe usa é a massagem shantala, que ela mesma aplica nas pequenas e diz ter um efeito calmante, além de muitos outros benefícios.
Ivete Sangalo faz massagem shantala nas gêmeas
https://www.instagram.com/p/Bku–xMFI56/?
“Eu sempre faço com as minhas filhas ‘um dengo Bahia’ mesmo, que é uma shantala que faço com elas. Eu faço todos os dias. Converso, falo do meu trabalho, conto a elas. O toque, eu sinto que é desejo delas. As pessoas acreditam que não. Às vezes, elas estão agitadinhas e eu faço essa massagem. Eu seguro, eu faço dengo, eu converso. Falo de mim, falo do que o pai faz, o que o irmão está fazendo. É impressionante como eu sinto o desenvolvimento delas no dia a dia”, contou durante uma coletiva de imprensa de uma marca de fraldas.
https://www.instagram.com/p/BkU-RlGlTWq/
Shantala: o que é?

Shantala é uma técnica de massagem em bebês que traz benefícios ao desenvolvimento neurológico, motor e imunológico da criança. A massagem proporciona bem-estar físico, alivia tensões, quebra bloqueios e aumenta o vínculo dos bebês com os pais.
A técnica foi trazida para o ocidente pelo famoso obstetra francês Frederick Leboyer, em 1970. Em uma viagem à Calcutá, na Índia, o médico conheceu uma mulher chamada Shantala, que lhe ensinou a técnica.
Como funciona?
Conforme explica a fisioterapeuta massoterapeuta Ludmilla Mattos, os pais devem se dispor de tempo em um ambiente tranquilo para aproveitar essa troca de carinho e experiência. Além disso, a técnica é composta por 21 movimentos – que acalmam o bebê.

Segundo Fabrísia Freitas, professora de yoga e especialista em shantala, a técnica é feita com óleo de massagem e faz o bebê lembrar da sensação dentro do útero, com movimentações do corpo da mãe em seu corpo. Inicialmente, é indicado que a mãe a faça.
“O bebê necessita desse acolhimento da mãe. E conforme vai crescendo, aí sim é muito bom ser massageado também pelo pai”, diz.
Para fazer em casa, é necessário ser orientada e acompanhada por um profissional especializado no método, que irá ensiná-lo e guiá-lo.
Quais são os benefícios?
Segundo Ludmilla, os benefícios da shantala para bebês são inúmeros . No entanto, é válido ressaltar que a massagem deve ser feita somente quando a criança estiver disposta para recebê-la.
Para enaltecer a massagem, é importante finalizar a técnica com um banho quente. Assim, o possível sono do bebê será tranquilo, pois não haverá dúvida da proteção oferecida ao pequeno. Dentre os benefícios, estão:
- Desenvolvimento motor;
- Desenvolvimento neurológico e imunológico;
- Melhora do relacionamento mãe e filho: o ponto básico da massagem aumenta o vínculo afetivo, pois existe o contato pele a pele a partir do momento em que o bebê fica nu e a mãe, com a palma de sua mão e com óleo, massageia seu filho para acalmá-lo.

Restrições
Segundo a psicomotricista Carmem Costa, o bebê não pode estar doente, gripado, com sono ou fome no momento da shantala, já que a criança participa ativamente da massagem.
Além disso, os bebês prematuros devem recebê-la só a partir do 10ª mês de vida, ou seja, somando o tempo da gestação com o tempo depois de nascido, o total tem que ser igual a 10 meses.
Cuidados com o bebê
- Cuidados com a moleira do bebê: por que ela é importante e quais os riscos?
- O que fazer e o que não fazer com bebê com febre?
- Guia da visita perfeita ao bebê: o que saber