Amamentar um filho é um momento importante para as mães, mas também um momento de muitas dúvidas, especialmente em relação à possibilidade de o leite não ser suficiente ou mesmo de o leite secar, impossibilitando que a amamentação aconteça.
Leia também:
Fernanda Gentil não consegue amamentar filho, faz desabafo e emociona mães
Amamentação: 10 mitos e verdadess sobre o tema
Bebê precisa beber água? Médico esclarece
A ginecologista e obstetra Maria Elisa Noriler diz que o ponto fundamental para a mulher conseguir amamentar é manter o equilíbrio e não ficar estressada se a quantidade de leite não for boa nos primeiros dias de amamentação. E mesmo que o leite não desça nos primeiros dias, não significa que a mulher não terá leite. “Vale a pena insistir, pois algumas mulheres a produção de leite materno só começa depois de 72 horas”, diz.
Problemas para amamentar

Ela explica também que o leite nunca seca totalmente, apenas há uma diminuição. “Quando a pega mamária não é bem orientada, o bebê suga apenas o mamilo e aí a saída de leite é pequena, mas algumas mães ficam muito estressadas com essa situação e logo introduzem a mamadeira. E quanto menor o tempo de sucção pelo bebê, menor a produção do leite”, afirma. Ou seja: quanto mais o bebê mamar, maior será o estímulo à produção, e quanto menos mamar, fará a quantidade de leite reduzir.
De acordo com a médica, a única situação que pode efetivamente comprometer a produção de leite materno é a cirurgia de redução de mamas, pois há secção de alguns ductos mamários. Já fatores como próteses de silicone, tamanho dos seios, entre outros, não atrapalham. “Apenas 2% das mulheres não conseguem amamentar seus filhos”, diz.
Como evitar que o leite seque
Alguns acessórios podem ser aliados nesses casos, como a bombinha e o bico de silicone. “Às vezes a mama enche muito e o bebê não consegue esvazia-lá, então a bombinha auxilia para evitar que a mama fique muito túrgida e venha a ter mastite, infecção que acontece devido às rachaduras nos seios”, diz. Já o bico de silicone é indicado para quem tem mamilo invertido.

Ela também orienta as mulheres a ficarem tranquilas e seguras de que a quantidade de leite materno irá aumentar com o tempo. E mesmo as que insistirem de todas as formas e tiverem uma produção pequena, necessitando complementar com leite artificial, devem priorizar sempre oferecer o seio nos primeiros 15 minutos e, só depois, o complemento. Outra dica é insistir na hiperhidratação, bebendo muita água e chás como o de erva doce. Se houver prescrição médica, os medicamentos que aumentam o hormônio prolactina também podem ser tomados.