A apresentadora Daniela Albuquerque surpreendeu ao mostrar, em seu Instagram, as manchas no rosto que desenvolveu durante a gestação. Mas não foram as marcas que chamaram atenção, mas sim o método usado para amenizá-las. O tal remédio seria passar o xixi da própria filha na face.
Leia também
Como prevenir manchas na gravidez
Como tirar manchas da pele: especialista indica tratamentos
Manchas escuras nas axilas: elimine

Manchas da gravidez
A dermatologista Paula Pagliuso, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, explica que o melasma é a produção exagerada de pigmento em algumas áreas do rosto, resultando em manchas de tom acastanhado. Existem muitos fatores que podem causar o melasma, como radiação ultravioleta e estresse. No caso do melasma da gravidez, as alterações hormonais são as grandes responsáveis.
Passar xixi funciona?

Paula Pagliuso conta que não existe nenhuma relação entre passar xixi no rosto e o clareamento da mancha. “Com a estabilização dos hormônios após a gravidez, é normal que a mancha clareie naturalmente”, explica. “É possível que seja por isso que ela esteja vendo melhoras, mas a urina não tem qualquer ação”.
Tratamento para mancha
A dermatologista conta que o tratamento correto envolve bloquear a produção de melanina. “Apesar de haver um clareamento natural, geralmente se associa o uso de um clareador para eliminar totalmente a mancha”, explica.
Segundo a especialista, as mulheres que estão amamentando podem usar alguns ácidos recomendados pelo dermatologista, como o ácido azelaico, o ácido glicólico, o ácido kójico, além da vitamina C. Luz pulsada e algumas terapias com laser também podem ser feitos pelas mães que estão dando de mamar, mas devem ser evitadas pelas grávidas.