O choro do bebê pode ter vários motivos e um deles é bastante familiar e temido por muitas mamães: o choro da cólica. A apreensão é justificada porque, ao contrário do choro da fome, do xixi ou do sono, que têm respostas claras, a cólica é uma dor contínua que é anunciada em um choro insistente que muitas mulheres não sabem como “solucionar”.
Mas existe um truque que pode aliviar bastante o desconforto do bebê que toda mãe e pai devem conhecer.
Por quê bebês sentem cólicas?

Antes de saber como amenizá-las é importante entender que as cólicas no recém-nascido são causadas por uma imaturidade do intestino, que faz movimentos descoordenados que provocam a dor.
Outro fator que desencadeia cólicas é a presença de ar no sistema digestivo. Enquanto mama, o bebê muitas vezes acaba engolindo ar, que pode ser eliminado na forma de arroto ou se transformar em gases, que fazem pressão no intestino e dão origem às cólicas.
Como aliviar a cólica do bebê

A massagem é uma alternativa sugerida por muitos profissionais para aliviar a cólica do pequeno. Isso porque o procedimento estimula o movimento das fezes no intestino, ajuda no funcionamento do sistema digestivo, diminui a distensão abdominal, acalma e relaxa o bebê.
Massagem anti-cólica

Conforme a https://www.instagram.com/p/BrFd59AgKFf/” target=”_blank”> nutricionista Andreia Friques, a massagem na barriguinha do bebê é uma dica de ouro para aliviar as cólicas. Para fazê-la basta acariciar a barriga do pequeno com movimentos circulares no sentido horário, com as mãos em “concha” partindo da base das costelas em direção ao púbis, fazendo uma pressão suave.
Em seguida coloque o bebê deitado e dobre lentamente os joelhos dele de modo que as coxas pressionem de leve a barriga. Depois, estenda novamente as pernas e recomece, como se ele estivesse pedalando. O movimento pode ser feito várias vezes ao dia, não apenas na hora da dor.⠀
https://www.instagram.com/p/BrFd59AgKFf/
Cólica do bebê
- Cólicas do bebê: como identificar e acabar com elas
- Como lidar com as cólicas dos bebês
- Cólicas nos bebês: 3 causas e 1 truque para acabar com elas